11/07/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

11/07/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população nas cidades. Uma subdivisão importante trata do transporte individual (geralmente carros, motos, bicicletas etc) e dos transportes coletivos (ônibus, metrôs, barcas etc).
As dificuldades de locomoção têm acirrado o debate nos últimos anos, na tentativa de diminuir a quantidade de congestionamentos e o excesso de pedestres em áreas centrais das cidades.
A questão ambiental também é relevante, pois o excesso de veículos nas ruas gera grande poluição e até mesmo as chamadas “ilhas de calor”.
Uma das principais razões dos problemas de mobilidade urbana no Brasil é o aumento do uso dos transportes individuais, em detrimento do uso de transportes coletivos. Mas, a má qualidade do transporte coletivo, a superlotação, e aspectos culturais e econômicos, fazem com que a grande maioria dos cidadãos optem por carros e motos.
A diversificação dos modais de transportes é uma das possibilidades que vem sendo perseguida por gestores, na busca de obter um sistema de transporte eficiente e confortável. E já há, até, diversos aplicativos e sites que têm foco na mobilidade, indicando melhores caminhos e possíveis obstáculos.
A Câmara dos Deputados analisa diversos projetos que buscam o aperfeiçoamento da mobilidade urbana.
Mobilidade Urbana, este será o tema do Ocupação, que recebe a participação dos estudantes universitários do Programa Estágio Visita da Câmara dos Deputados.
Para debater o tema, nesta edição, contamos com a participação dos deputados: Jaime Martins (PSD-MG), autor de um importante projeto sobre mobilidade e uso de bicicletas, e Givaldo Vieira (PT-ES), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Evelin Maciel

Ocupação

A cada mês, um debate com universitários sobre os assuntos mais quentes do país e do Congresso

Mensal, na quinta-feira, 19h. Reprises aos sábados, 1h (da manhã); domingo, às 18h; segunda, 00h30.

NOSSAS REDES