Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

27/09/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/09/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Piso salarial para agentes de saúde, armazenagem de grãos e minirreforma eleitoral movimentam Plenário

Na terça-feira (24), o Plenário tinha como primeiro item da pauta o projeto que renegocia dívidas das Santas Casas de Misericórdia, uma das três proposições que trancam as votações; mas o Democratas, apoiado por outros partidos, obstruiu as votações até que fosse votado o piso salarial para os agentes comunitários de saúde.

Na quarta (25), um acordo em torno da votação de mais um item da pauta — a medida provisória que amplia a capacidade de armazenagem de grãos e a definição da data de votação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde pelo presidente da Casa — permitiu o avanço nas votações.

Um dos debates girou em torno do pedido do Democratas para retirar do texto da medida a possiblidade de contratação de instituições financeiras pela Conab sem licitação para gerir recursos.

Outra discussão girou em torno do Democratas para retirar da proposta a previsão de pagamento de salário durante seis meses, no período de quarentena, para ex-ocupante de cargo de confiança de DAS 5 e 6.

O líder do governo reagiu às insinuações e mudou a orientação para a base aliada.

Os partidos aliados seguiram a orientação do governo, e a previsão de pagamento aos ex-ocupantes de DAS 5 e 6 em quarentena foi rejeitada.

A minirreforma eleitoral, que divide os partidos, causou muita discussão e desentendimento sobre a ordem de votação das propostas da pauta. De um lado o PT, que é contra o projeto do Senado, queria votar uma proposta de emenda à Constituição que trata do Estatuto do Servidor do Judiciário, e, de outro, o PMDB, que queria votar projetos que trancam a pauta para permitir a apreciação da minirreforma eleitoral.

Sem acordo, os partidos obstruíram, e por falta de quórum nada mais foi votado.

 

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES