Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

18/01/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/01/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Quais os rumos do programa espacial brasileiro?

O Brasil começou a desenvolver um programa espacial no início da década de 60. Naquela época, estávamos em pé de igualdade com a Índia e a China. Hoje, não apenas estamos anos-luz atrás desses parceiros no chamado BRIC, como também devemos ser ultrapassados pela África do Sul e por Israel.

Em 2015 o governo rompeu o acordo bilateral com a Ucrânia que tinha como objetivo usar a Base da Alcântara para lançar satélites de outros países e de empresas, o que poderia ser um negócio lucrativo graças à localização geográfica, que reduz os custos tanto com combustível quanto com o valor do seguro exigido.

Mas como competir em uma corrida na qual são necessários gastos na casa dos bilhões de dólares, quando a economia interna deve encolher 4% em 2015 e as projeções já atingem uma retração de 3% para 2016?

Esse é o tema do Expressão Nacional desta semana. Os convidados são os deputados José Stédile (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar em defesa da Indústria Aeronáutica e Espacial; e Eduardo Cury (PSDB-SP), vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; além de José Raimundo Braga, presidente da Agência Espacial Brasileira; e Shantal Capeleti, coordenadora do primeiro projeto Sistema Espacial para Realização de Pesquisas e Experimentos com Nanossatélites (Serpens) da Universidade de Brasília (UnB).

Apresentação - Fabiana Melo

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE