Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

15/04/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/04/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional debate gestão de recursos hídricos no Brasil

A captação da água do Rio Paraíba do Sul abriu uma disputa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O governo paulista apresentou uma proposta pra usar o rio, que passa por três estados, em épocas de seca no Sistema Cantareira. O problema é que o Rio Paraíba do Sul já atende a maior parte dos cariocas e a divisão poderia comprometer o abastecimento para 11 milhões de famílias.

No Nordeste, as chuvas têm aliviado a seca em algumas regiões, mas outras continuam sofrendo, como a Paraíba, onde os reservatórios nunca estiveram tão baixos. Em todo o Nordeste as reservas de água chegam a, no máximo, 40% de sua capacidade. Está faltando água no Brasil?

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de a América Latina como um todo, e de o Brasil, em particular, apresentarem elevados níveis de cobertura de água potável e saneamento básico, a ineficiência na gestão dos recursos hídricos faz com que o desabastecimento ocorra em algumas regiões. Além disso, o organismo também aponta que cerca de 40% do potencial hídrico é desperdiçado.

Como melhorar a distribuição dos recursos hídricos? A transposição dos rios é uma solução? Este é o tema do Expressão Nacional desta terça-feira, 15 de abril.

Apresentado por Maristela Sant’Ana, o programa é exibido ao vivo na TV, na Rádio Câmara e também pela internet no www.camara.leg.br/tv às 21h30. Você pode mandar perguntas para o expressaonacional@camara.leg.br, para o 0800-619-619 e para o twitter @xnacional.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES