Estado de Saúde

Programas da TV Câmara

27/04/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/04/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Estado de Saúde - Prevenção

 

Este é o primeiro episódio da série Estado de Saúde. O documentário lança um olhar clínico sobre a Prevenção na saúde pública no Brasil.

O episódio foi dirigido pelo cineasta Guga Caldas, formado em Cinema pela USP, autor dos filmes “A Farsa do Acre”, “A menina metalinguística e o garoto melancólico” e “A florista do outro lado da praça”, premiados no CineEsquemaNovo, e no Festival de Santa Maria, entre outros.

 

Sobre a série

Estado de Saúde é uma série de três documentários de média metragem que lança um olhar clínico sobre as três principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento. Realizado pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, o projeto tem como objetivo traçar um panorama de como funciona o sistema de saúde no Brasil, com foco no SUS (Sistema Único de Saúde), que atende cerca de 80% da população brasileira.

Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram de perto o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nos municípios de Itanhandu e Belo Horizonte (MG), mostrou-se como funciona a rede de atenção básica através do programa de saúde da família e dos centros de saúde. Em Brasília e Belém do Pará, a equipe de Emergência acompanhou os resgates do Samu feitos por ambulâncias, motos, helicópteros e até por lancha. Na capital do país, o dia a dia de um paciente renal crônico foi acompanhado para evidenciar como o sistema lida com os chamados tratamentos de alta complexidade e buscou-se retratar também a agitação nervosa no pronto-socorro de um dos maiores hospitais do país: o Hospital de Base. Em Recife (PE), foi a vez de se verificar como são atendidos os pacientes de câncer e que se recuperam de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A linha editorial que guiou os documentários optou pelo foco nos pacientes e nos profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vivencia a questão da saúde diariamente. Evitando a abordagem sensacionalista que costuma cercar o tema, a série Estado de Saúde adota uma linguagem observacional, permeada de análises críticas sobre o estado da saúde hoje, no Brasil.

Entrevista Eugênio Vilaça Mendes

Assista também

Conversa com Eugênio Vilaça Mendes, consultor da Organização Pan Americana de Saúde e uma das principais autoridades em Atenção Primária à Saúde no Brasil. Nesta entrevista, ele narra um pouco da história da evolução do conceito de atenção primária e levanta questões relevantes sobre a saúde pública no Brasil, em especial sobre o Programa de Saúde da Família. O espectador vai encontrar aqui uma versão estendida da entrevista gravada na residência do professor, em Belo Horizonte, para a série Estado de Saúde, da TV Câmara.

Estado de Saúde

Série de documentários de média metragem que lança um olhar clínico sobre as três principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento. Produzido em 2013 pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE