Encontro com o Artista

Programas da TV Câmara

23/06/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/06/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Exposição “União e Indústria, uma estrada para o futuro”

Câmara realiza a exposição "União e Indústria: uma estrada para o futuro", sobre a primeira rodovia do Brasil pavimentada com a tecnologia macadame, inaugurada em 1861 por D. Pedro II, ligando Minas Gerais e Rio de Janeiro. O acervo pertence ao Museu Mariano Procópio.

A exposição apresenta 22 fotografias tiradas por Henry Revert Klumb, além de litografias sobre a trajetória e a história da construção da estrada, que foi inaugurada em 1861 por D. Pedro II. O acervo pertence ao Museu Mariano Procópio – que leva o mesmo nome do empresário que criou, em 1852, a Companhia União & Indústria e foi responsável pela construção da estrada.

A rodovia é considerada uma das maiores obras de engenharia de seu tempo na América Latina, tendo utilizado a tecnologia macadame — processo de pavimentação desenvolvido pelo engenheiro escocês John Loudon McAdam, que mistura brita, breu e areia, submetidos posteriormente a forte compressão.

A mostra permite ao público uma leitura dinâmica do período das diligências e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do Rio de Janeiro no século XIX, ampliado com a construção da estrada.

O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), é considerado referência da memória histórica do Brasil e de Minas Gerais. A instituição foi aberta à visitação pública em 1915, pelo colecionador Alfredo Ferreira Lage (1865—1944), que dedicou sua vida à formação de um dos mais significativos acervos artísticos, históricos e de ciências naturais do País.

Direção - C.André Laquintinie

Encontro com o Artista

A cada exposição realizada nas galerias da casa, a assessoria de imprensa do CCCD organiza e edita uma entrevista o autor ou curador a respeito das obras e das técnicas empregadas na realização das mesmas.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE