Encontro com o Artista

Programas da TV Câmara

02/10/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/10/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Exposição “Nas Trilhas da Cabanagem"

Encontro com o Artista é um programa de entrevista com artistas plásticos, fotógrafos e curadores cujas mostras artísticas ou históricas estejam (ou tenham sido) expostas nas galerias de arte da Câmara dos Deputados. Esta edição apresenta a mostra Nas Trilhas da Cabanagem, que registra a revolta social ocorrida na primeira metade do século XIX na então Província do Grão-Pará no processo de independência do Brasil.

A Província do Grão-Pará (atual estado do Pará), por estar distante do centro decisório do poder, instalado no Rio de Janeiro, e por manter, desde a época colonial, relações comerciais mais fortes com Lisboa, foi considerada politicamente irrelevante no processo de independência do Brasil.
Somente em 15 de agosto de 1823, a província aderiu ao movimento de independência, quando os paraenses nativos foram mobilizados para expulsar todos os que não aceitavam a emancipação política do Brasil. A adesão ao projeto de independência do Brasil não resultou em mudanças substanciais na vida dos paraenses. O sentimento geral era de decepção, principalmente entre os nascidos na terra. Isso gerou grandes conflitos.

A Cabanagem é desconhecida da maioria dos brasileiros, uma vez que a história oficial costuma mostrar grandes acontecimentos históricos protagonizados por heróis nacionais, esquecendo-se da participação de segmentos populares da sociedade. Mas a Cabanagem foi o único movimento em que as massas populares alcançaram o poder, por mais de um ano, e foi uma das guerras mais sangrentas da história do Brasil, que matou mais de 40% da população da província.

O nome Cabanagem tem origem na palavra “cabanos”, que remete ao tipo de habitação utilizada pela maioria da população da época – uma espécie de cabana coberta com palha –, e também aos habitantes pobres, constituídos por indígenas, mestiços e caboclos, que moravam nestes lugares às margens dos rios daquela região e que lutaram no movimento.

As imagens fazem parte do acervo do Museu de Artes de Belém, do Museu do Estado do Pará e da Assembleia Legislativa do Pará, além do Instituto Moreira Sales e da Biblioteca Nacional.

Encontro com o Artista

A cada exposição realizada nas galerias da casa, a assessoria de imprensa do CCCD organiza e edita uma entrevista o autor ou curador a respeito das obras e das técnicas empregadas na realização das mesmas.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE