Profissão do Sonho

Programas da TV Câmara

23/06/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/06/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Profissão do Sonho – o mercado da música e dos direitos autorais no Brasil

A arte é a carreira do artista, seu trabalho. No Brasil, há um reconhecimento disso? Então, de que formas um brasileiro é amparado para viver da arte no país? A partir dos direitos que lhe são assegurados, o artista vende seu trabalho – e esse patrimônio material é exclusivamente seu. Mas sua obra – seu patrimônio imaterial – também compõe a riqueza cultural de um pais.

Profissão do Sonho aborda essas e outras questões do mercado da música no Brasil. A partir da história de LiaTavares, filha do compositor Clésio Ferreira, o documentário busca refletir as questões mais iniciais sobre Direitos Autorais no campo da música.

O piauiense Clésio Ferreira faleceu em 2010, mas antes disso alcançou certo sucesso nacional, depois de se estabelecer como professor e músico em Brasília, tocando e compondo ao lado de seus irmãos Clodo Ferreira e Climério Ferreira. O início da carreira deles teve produção musical de Ednardo, Dominguinhos e Fagner – que gravou uma das músicas mais famosas de Clésio em parceria com o irmão Clodo: Revelação.

Profissão do sonho

Lia Tavares busca organizar o acervo do pai, ao mesmo tempo em que tenta descobrir como ter acesso aos recursos desse patrimônio musical. Enquanto acompanha parte desse processo, o documentário escuta a experiência de outros envolvidos no mercado da música.

O cantor e compositor Pedro Luís é um dos entrevistados. Muito mais conhecido na voz de outros intérpretes ele conta da supresa das pessoas ao identificarem uma música de sua autoria. Ele conta sua trajetória, como valoriza o reconhecimento de sua obra e de que não é fácil se encontrar entre tantos envolvidos nesse mercado: gravadoras, editoras, associações, ECAD, entre outras

Pedro Amorim conta do deslumbramento que compor suas primeiras canções no cavaquinho e de como tem se mobilizado pelos direitos dos autores. Pedro costuma ser parceiro de outro compositor brasileiro muito badalado: Paulo Cesar Pinheiro e, como ele, também é um dos diretores da AMAR - Associação de Músicos Arranjadores e Regentes / Sociedade Musical Brasileira -, uma sociedade de gestão coletiva de direitos autorais musicais que administra, cobra, e distribui esses direitos em favor de seus músicos associados. Além de falar da importância do ECAD, defende que os compositores precisam ter voz mais ativa e participar mais do dia a dia das associações que administram seus direitos.

Já o advogado especialista em Direitos Autorais da consultoria CQ Rights, Daniel Campello, explica um pouco do funcionamento da Lei dos Direitos Autorais no Brasil e detalha o intrincado mercado musical e as disputas que já renderam inclusive CPI no Senado.

Trilha sonora:

Revelação (CLODO FERREIRA, CLÉSIO FERREIRA) Interpretada por Fagner
Revelação (CLODO FERREIRA, CLÉSIO FERREIRA) Interpretada por Clésio Ferreira
Tiro Certeiro (CLODO, CLIMÉRIO, CLÉSIO) Interpretada por Fagner
Tiro Certeiro (CLODO, CLIMÉRIO, CLÉSIO) Interpretada por Clésio Ferreira
Zero Grau (CLIMÉRIO, CLÉSIO) Interpretada por Clésio Ferreira
Rixa (CLODO E CLIMÉRIO) Interpretada por Clodo e Climério
Não vivo de brisa (PEDRO AMORIM) Interpretada por Pedro Amorim
Com as Mãos Vazias (PEDRO AMORIM) Interpretada por Pedro Amorim
Aposto (PEDRO LUÍS E LUCKY LUCIANO) Interpretada por Pedro Luiz
Noite Severina (PEDRO LUÍS E LULA QUEIROGA) Interpretada por Pedro Luís
Flor Amorosa (JOAQUIM CALADO) Interpretada por alunos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
Conterrâneos (CLODO, CLIMÉRIO, CLÉSIO) Interpretada por Ana Reis
Corda Bamba (CLODO, CLIMÉRIO, CLÉSIO) Interpretada por Clésio Ferreira

Ficha técnica:

Roteiro e Direção - Maíra Brito
Produção - Pedro Henrique Sassi
Imagens - Flávio Estevam e Cícero Bezerra
Auxiliares de câmera - Alessandro Palmier e Misael do Rosário
Edição e Finalização - Felipe da Cunha
Arte - Pedro Mafra
Efeitos Sonoros - Alberto Valério
Finalização de Áudio - Marcelo Dalla
Coordenação do Núcleo de Documentários - Getsemane Silva

TV Câmara. Brasília, 2017.

Profissão do Sonho

O documentário Profissão do Sonho apresenta o mercado da música e dos direitos autorais no Brasil. A partir da história de Lia Tavares, filha do compositor Clésio Ferreira, e sobrinha de Clôdo e Climério Ferreira, o documentário aborda outras questões do mercado da música no Brasil. Produzido pela TV Câmara em 2017.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE