24/03/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/03/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Vivaldo, Trabalhista de Raiz

Câmara dos Deputados
Cultura - geral - documentário - vivaldo - memória política
Vivaldo Barbosa, notável por sua dedicação às lutas do movimento trabalhista

Memórias – Vivaldo Barbosa narra a trajetória de um advogado e político brasileiro, notável por sua dedicação intransigente às lutas históricas do movimento trabalhista. Com o retorno de Leonel Brizola do exílio e a perda da legenda do PTB para Ivete Vargas, Vivaldo Barbosa se filiou ao PDT e tomou parte na campanha vitoriosa ao governo do estado do Rio de Janeiro, tornando-se Secretário Estadual de Justiça de 1983 a 1987.

Sua gestão na pasta foi marcada pela defesa dos direitos humanos, do direito à moradia e pela consolidação das instituições democráticas, que haviam sido desmanteladas por décadas de autoritarismo. Foi eleito deputado constituinte em 1987 e exerceu mais dois mandatos como deputado federal (1991-1995, 1999-2003).

Vivaldo Barbosa hoje dedica-se ao trabalho de escritor e apresenta o programa Nação Brasil na Rádio Livre 1440. É casado com a arquiteta Elane Frossard Barbosa e tem 4 filhos. Publicou A Rebelião da Legalidade (2002); Meeiros do Café – Gente e Ocupação da Zona Proibida do Caparaó (2009); O Pensamento Político do Iluminismo aos Nossos Dias : entre Individualismo e Comunidade (2010); e lançará em breve seu mais recente livro.

Direção, roteiro e pesquisa: Teresa Labarrère
Produção: João Gollo, Lia Tavares, Hiran Albuquerque, Gabriela Flores
Montagem: Guem Takenouchi
Arte: Tiago Miollo
Cinegrafista: Anari Amaral
Auxiliar: Francisco Tadeu
Trilha sonora original: Alberto Valério

Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história, com depoimentos exclusivos de personagens da vida pública nacional sobre fatos que marcaram a trajetória do país.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE