15/03/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/03/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Waldir Pires

Waldir Pires é um dos poucos personagens da nossa história política que testemunharam os principais fatos do século XX no Brasil: militou na campanha "O Petróleo é Nosso", foi deputado federal durante o governo Juscelino Kubistchek, consultor-geral no governo de João Goulart, exilado político, ministro da Previdência de Tancredo Neves, mantido por José Sarney, e a partir do ano 2000 foi novamente deputado federal e ministro de Lula nas áreas de Defesa e da Controladoria Geral da União.

O político foi um dos últimos funcionários do alto escalão do governo a deixar o Palácio do Planalto no golpe de 1964 e conta neste documentário detalhes da deposição do presidente Jango, como foi sua fuga para o exterior e a luta pela reconquista dos direitos políticos em plena vigência do AI-5, o período mais violento da ditadura militar. Amigo próximo de Marcelo Rubens Paiva, esteve com ele na manhã em que desapareceu e depois foi dado como morto.

Waldir Pires  foi o principal adversário de um dos mais fortes representantes da política do nordeste, Antônio Carlos Magalhães, a quem derrotou na disputa pelo governo baiano em 1986. Waldir Pires faleceu aos 91 anos, no dia 22 de junho de 2018, e seu corpo foi cremado em Salvador.

 

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Clauder Diniz
Produção: João Gollo
Pesquisa de Imagens: Lucélia Cristina
Imagens: Flávio Estevam e Cláudio Adriano
Auxiliar: Wellington Lima e Roberto Bispo
Videografismo: Diego Cajueiro
Edição: Diego Cajueiro e Felipe da Cunha
Som Direto: Napoleão Cunha
Trilha Sonora Original: Alberto Valério

Vinheta Memórias
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Sobre a série Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história, com depoimentos exclusivos de personagens da vida pública nacional sobre fatos que marcaram a trajetória do país.

NOSSAS REDES

Veja também