Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > TV Câmara > Documentários > Abdias Nascimento
24/09/2011 22h00 - Duração: 00:37:48

Abdias Nascimento

A vida de um dos maiores ativistas do movimento negro no Brasil

A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

Abdias Nascimento foi um dramaturgo, pintor, escritor, professor, deputado e senador da República. Em 1944, Abdias criou o Teatro Experimental do Negro. Na época, uma iniciativa totalmente insólita que tentava promover a inclusão de atores, diretores e autores negros. Dessa experiência revolucionária sairiam grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Léa Garcia e Ruth de Souza.

Mas essa é só uma das várias frentes de luta de uma vida toda dedicada à militância pelos direitos dos negros. Como parlamentar, Abdias Nascimento apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade racial. É dele o primeiro projeto de lei propondo ações compensatórias como políticas públicas de igualdade racial. No cenário político, Abdias figura como um dos expoentes do PDT, vinculado ao partido e ao seu criador, Leonel Brizola, desde as primeiras conversas para criação da legenda, ainda no exílio.

No documentário, baseado no último grande depoimento gravado por Abdias, também estão contadas histórias de uma trajetória difícil, que inclui prisões e perseguição na época da ditadura. Ao mesmo tempo, Abdias rememora passagens engraçadas, como as confusões do tempo em que esteve no Exército, na década de 1930, e as viagens do grupo de poetas que se intitulava Santa Hermandad Orquídea pela América Latina.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Fernando Brito (Bola)
Pesquisa: André Bergamo e Fernando Brito
Produção: Ana Beatriz Arruda, Hiran Albuquerque e Pedro Henrique Sassi
Imagens: Cláudio Adriano
Assistente: Santiago Dellape
Ilustração: Daniel Carvalho
Videografismo e Animação: Tiago Keise
Edição: Rubens Duarte e Guem Takenouche
Finalização: Guem Takenouche
Narração: Ana Delmonte
Participação Especial: Salvador como Rodrigues Alves na Cena “Danúbio Azul”

Sobre a série Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memórias
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País



Comentários

João Batista Azevedo | 22/03/2012 16h27
É mister afirma que a nossa História é rica de personagens que a fizeram pena que limita-mos em dissimar no meio educativo digo como máteria em sala de aula.
Kelma de Abreu | 24/11/2011 12h50
Parabenizo a TV Câmara por iniciativas tão construtivas como essas, sem falar na qualidade da produção de um modo geral. É de suma importância conhecer histórias como a de Abdias Nascimento para entender a nossa própria história. As lutas enfrentadas refletiram em ações de valorização da trajetória do negro no país. Parabéns Abdias, Parabéns TV Câmara. Continuem com Deus!!!
Ivaldo Ananias Machado da Paixão | 23/11/2011 15h52
Foi com profunda emoção que assisti o documentário sobre o cidadão do mundo e herói do povo negro Abdias Nascimento.Parabéns a equipe comandada pelo Fernando Brito ,que com leveza e sensibilidade registrou a grandeza do militante maior das lutas pela igualdade racial.Valeu TV Câmara
  • TV Câmara
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal