02/04/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/04/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Enrico Bianco

Nascido na Itália, filho de um deputado perseguido pelo regime fascista, Enrico Bianco só conseguiu fugir para o Brasil graças a um deslize do ditador Mussolini. Era o final da década de 1930 e, ao deixar uma Europa sombria com a ascensão do fascismo, Bianco encontrou nos trópicos um país alegre que se tornaria para sempre a sua terra.

Aqui, tornou-se um dos principais assistentes de Portinari e conviveu com os grandes nomes da arte no Século XX como Drummond, Mario de Andrade, Burle Marx, Niemeyer, Monteiro Lobato e vários outros que viriam a fazer a diferença nas próximas décadas. Este convívio ajudou a forjar um gosto pela brasilidade que permeia toda a sua obra. Os temas de Bianco estão nas ruas, no sertão e no dia-a-dia de nossa gente.

Este Memórias de Enrico Bianco resgata um pouco dessa trajetória, que guarda acontecimentos únicos e uma visão de mundo singular, recheada de bom humor.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção - Dulcídio Siqueira Neto
Imagens - André Benigno
Operador de áudio - Nelson Gonzaga
Videografismo - Tiago Keise
Edição e Finalização - Felipe da Cunha
Pesquisa - André Bergamo
Trilha Sonora (cedida especialmente para o documentário) - Antonio Carlos Bigonha e Marcus Moraes

Sobre a série Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memórias
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País
Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história, com depoimentos exclusivos de personagens da vida pública nacional sobre fatos que marcaram a trajetória do país.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE