Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

24/10/2009 00h00

Geração de Energia

Entre documentário e animação, o vídeo aponta caminhos para que o Brasil seja autossuficiente no setor energético e, ao mesmo tempo, proteja o meio ambiente

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

Que caminhos o Brasil pode seguir para continuar produzindo energia, sem causar grande impacto ao meio ambiente? Este é o tema do vídeo Geração Energia, a nova produção da TV Câmara que mistura a linguagem de documentário com animação. No vídeo, o personagem Geraldo (um cidadão brasileiro preocupado com o futuro do planeta) conta a história da busca do homem por fontes de energia e as consequências dessa busca para a humanidade. Em meio a vários questionamentos, o vídeo busca apontar caminhos para que o Brasil seja auto-suficiente no setor energético e, ao mesmo tempo, proteja o meio ambiente.

Participam do documentário o criador do pró-álcool, Bautista Vidal; o especialista em energia nuclear do IPEN, professor José Augusto Perotta; o diretor-executivo do Greenpeace no Brasil, Marcelo Furtado; além de empresários, representantes do governo, do Congresso Nacional e de diversos setores da sociedade civil ligados à questão energética.

Atualmente, cerca de 80% da energia mundial é fornecida por fontes fósseis (como petróleo, carvão e gás). Residências, automóveis, indústrias, hospitais, comércio e redes de transporte dependem, em sua maioria, dessas fontes. No entanto, além de se tratarem de fontes não-renováveis, essas matrizes representam uma grande ameaça ao meio-ambiente. São poluidoras, contribuindo para agravar o chamado efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. No Brasil, cerca de 55% da oferta total de energia vem dos combustíveis fósseis. O restante são energias renováveis, o que nos coloca em situação privilegiada. No entanto, o Brasil ainda é considerado um dos vilões do aquecimento global por conta do desmatamento e das queimadas na Amazônia.


Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Dulce Queiroz
Edição e Finalização: Rubens Duarte
Criação e Animação do personagem “Geraldo”: Leonardo Veloso
Videografismo: Ernani Pelúcio
Produção: Pedro Henrique Sassi, Rita Andrade e Ana Beatriz Arruda
Narração: Fabrício Rocha
Voz do Geraldo: Rubens Duarte
Trilha Sonora Original: Alberto Valério

Duração: 29 minutos