Coberturas Especiais

Programas da TV Câmara

01/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Novo vice-presidente da República já comandou a Câmara por três gestões

Nascido na cidade paulista de Tietê, em 23 de setembro de 1940, Michel Miguel Elias Temer Lulia é descendente de imigrantes libaneses. Advogado e doutor em Direito Constitucional, Temer foi secretário de Segurança Pública de São Paulo pela primeira vez em 1984.
Em 1986, foi eleito deputado constituinte pelo PMDB e reeleito duas vezes como deputado federal. Ocupou a presidência da Câmara pela primeira vez em 1997, pela segunda vez em 1999 e depois em 2009. Assumiu a presidência da República interinamente por duas vezes: em janeiro de 1998 e em junho de 1999.
Temer mudou a relação do Congresso com o Executivo, ao dar em 2009 uma interpretação restritiva para a tramitação de medidas provisórias, que passaram a não mais ter o poder de trancar totalmente as votações. As PECs, os projetos de lei complementar, as resoluções e os decretos legislativos passaram a ser votados em sessões extraordinárias, mesmo com a pauta trancada por MPs nas sessões ordinárias.
Durante a presidência de Temer, a Câmara votou temas importantes, como a Desvinculação de Receitas da União, a DRU, a mini-reforma eleitoral, os projetos que tratam do pré-sal e o que reajustou em 7,7% as aposentadorias com valor acima do salário mínimo e extinguiu o fator previdenciário.
O novo vice-presidente da República, Michel Temer, participou da montagem do governo Dilma, antes da posse, como articulador na formação do ministério, especialmente junto ao PMDB. É casado e pai de quatro filhos.

Coberturas Especiais

Cobertura de eventos especiais.

NOSSAS REDES