Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

25/11/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/11/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Confira o debate sobre a atual situação do sistema socioeducativo no Brasil

Em 2014, 21.823 adolescentes cumpriam medidas socioeducativas no Brasil. A estrutura de muitas das 369 unidades de internação em todo o país segue a lógica prisional: grades e pouca ou nenhuma atividade pedagógica. Educação, cultura e esporte, atividades garantidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, são escassas na rotina desses adolescentes. O sistema que deveria servir para recuperar os jovens encontra ainda hoje muitas barreiras estruturais e de legislação. O Sistema Socioeducativo no Brasil é o tema desta edição do Câmara Ligada.

Atração Musical:

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Câmara Ligada discute sobre o Sistema Socioeducativo no Brasil
No palco o som do rapper paulista Dexter

Dexter é um dos nomes mais atuantes da cena do hip hop no Brasil. Militante do movimento hip hop desde os anos 90, fundou o 509-E e depois iniciou uma reconhecida carreira solo. Acaba de lançar seu último disco, "Flor de Lótus".

Convidados:

Fábio Félix é assistente social, mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é servidor da Secretaria da Criança do Distrito Federal, Presidente do Conselho da Criança de do Adolescente do DF e professor da Universidade Católica de Brasília.

Ravena Carmo faz parte do projeto “Educação e Psicologia – Mediações possíveis em tempo de inclusão”. Ela foi submetida a todos os tipos de medidas socioeducativas, culminando com a reclusão em uma unidade de internação. Posteriormente, foi aprovada em primeiro lugar no vestibular para Ciências Naturais na UnB. Atualmente é militante do movimento hip hop e promove oficinas em Unidades de Internação e na UAMA (Unidade de Atendimento em Meio Aberto) de Planaltina.

Cláudio Vieira é Coordenador Geral do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas (Sinase). É graduado em Psicologia e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, na área da criança e adolescente. Atuou como membro efetivo de conselhos estaduais e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente tendo exercido a presidência nos anos 2000, 2001 e 2002.

O blogueiro desta edição é Nathan Victor, estudante de jornalismo e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia:

CED São Francisco de São Sebastião e Centro de Ensino Médio Paulo Freire.

Dê a sua opinião!

WhatsApp - 61 99620-2573

Twitter - @camaraligada

E-mail - camaraligada@camara.leg.br

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Chiaro Trindade
Produção - Lia Tavares

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES