Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

17/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

17/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Extermínio da Juventude Negra

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Extermínio da Juventude Negra - Banda Inquérito
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), Preto Zezé e Alexandre Ciconello
A juventude negra é a maior vítima de homicídios em nosso país. Segundo a Anistia Internacional, dos 56 mil homicídios que ocorrem por ano no Brasil, mais da metade são entre os jovens e 77% são negros. Para discutir sobre esse quadro preocupante, a Câmara dos Deputados criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a violência contra jovens negros e pobres.

Convidados:

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) - em sua 4ª legislatura, o deputado chegou a Câmara em 2002 e já foi considerado um dos parlamentares mais atuantes na área da juventude do Congresso Nacional. Presidiu a primeira Comissão de Políticas Públicas de Juventude da história do Congresso, foi relator do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego e relator do Plano Nacional da Juventude. É o presidente da CPI sobre a violência contra jovens negros.

Preto Zezé, presidente nacional da CUFA (Central Única das Favelas), é considerado um dos maiores articuladores da cultura periférica e trabalha na criação de uma agenda positiva, levando conhecimento, autoestima, cultura e qualidade de vida aos moradores das favelas, em especial aos negros e jovens da periferia do Brasil.

Alexandre Ciconello é assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional, movimento global presente em mais de 150 países, com mais de 3 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos, internacionalmente reconhecidos, sejam respeitados e protegidos. A campanha Jovem Negro Vivo quer sensibilizar a sociedade brasileira para o alto índice de homicídios no Brasil, o que faz do país um dos mais violentos do mundo.

Atração musical:

Inquérito é um grupo paulista de rap que lançou recentemente o CD Corpo e Alma para comemorar 15 anos de carreira. O disco foi considerado um dos melhores discos de 2014 por veículos como revista Rolling Stone, UOL, Melhores Discos, Audiograma e Na Mira do Groove. Além de Emicida e Arnaldo Antunes, Natiruts, Roberta Estrela D’Alva, Quinteto Brassuka, DJ KL Jay, Rael da Rima e Ellen Oléria participaram das gravações.

Plateia: alunos do Instituto EMA , CEF 801 do Recanto das Emas, Setor Leste e UNACAS.

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Chiaro Trindade
Produção - Carol Barboza

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES