Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

05/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

05/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Como o jovem participa da política com as ferramentas digitais

Moveis coloniais de acaju
A banda Móveis Coloniais de Acaju foi a convidada do programa sobre o assunto

Neste ano vamos ter a sétima eleição consecutiva para presidente do Brasil sem interrupções provocadas por golpes, fato inédito desde o início da República. A nossa democracia está mais forte a cada campanha eleitoral.

E os jovens, que não viveram a repressão do regime militar, ao contrário do que muitos pensam, não são figuras quietas que observam de longe o tempo passar. Fora de agremiações políticas, muitos jovens se unem em nome de causas comuns, seja pela melhoria dos programas de esporte nos bairros ou pelo barateamento do transporte. Cada ação é em si mesma uma atitude política, mesmo que não seja partidária. Por isso, outros tantos jovens sabem que não têm como mudar o país se não participarem da vida pública em cargos eletivos ou em campanhas eleitorais. Esses disputam o voto do eleitor e ajudam a mudar o país dentro das regras do jogo.

Afinal, o que o jovem espera da democracia? Como se organizam hoje para defender os seus direitos? Quais são as principais reivindicações da juventude para o próximo presidente da República?

Atração musical: Móveis Coloniais de Acaju
Depois de ter gravado os álbuns “Idem” (2005) e “C_MPL_TE” (2008) e o DVD “Ao vivo no auditório do Ibirapuera" (2010), o Móveis Coloniais de Acaju lançou, em 2013, seu terceiro disco: “De lá até aqui". A banda apostou no rock, com referências da Soul Music, de baladas beatlemaníacas, e da disco dos anos 70. A relação com Brasília no disco está muito forte, seja nas entrelinhas das letras, na apropriação da cidade, ou na própria construção do álbum, que foi gravado em estúdios da capital federal.

Convidados: Enderson Araújo, jovem ativista, criador do jornal Mídia Periférica e Beatriz Pedreira, cientista social e uma das criadoras do projeto "Sonho da política Brasileira".

Ouça a versão da Rádio Câmara

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Clauder Diniz

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES