Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

06/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Cultura do Funk

Você pode até não gostar de funk, mas certamente já ouviu falar em Valesca Popozuda, que recentemente foi citada até em provas de Filosofia. Não conhece? Mas já escutou alguma música do MC Guimê e seus "plaques de cem"? O Câmara Ligada desta semana traz mais sobre essas e outras ondas da cultura do funk no Brasil. Rememora desde os "melôs" dos anos 80 e 90 até a atualidade do "funk ostentação”. Discute as possíveis razões apontadas para evitar a realização dos bailes. Até explica – e demonstra – as "batalhas do passinho" em que jovens competem pra ver quem dança melhor – e, consequentemente, atrai mais seguidores nas redes sociais. Para ensinar a nova dança o Câmara Ligada convidou o Dream Team do Passinho, grupo carioca que reúne uma galera de diferentes comunidades do Rio e tem levado a dança Brasil e mundo afora.

Sem preconceitos, a conversa misturou as opiniões dos artistas cariocas às reflexões do professor de Filosofia Antonio Kubitschek, que decidiu usar um trecho de música da funkeira Valesca Popozuda numa prova escolar da escola pública de ensino médio em que ensina. A repercussão foi positiva para o runk e gerou debates mais amplos do que as costumeiras críticas sobre as letras que falam sobre violência, tráfico de drogas ou estigmatizam as mulheres. A jornalista Cynara Menezes, que escreve no blog "Socialista Morena", esteve na conversa e trouxe as questões de gênero, reafirmando a importância de a própria mulher ser dona da sua própria representação. A também jornalista Ionara Silva atualizou o blog do programa e falou a partir da perspectiva das pessoas que integram o Conselho Jovem do Câmara Ligada e sugeriram o tema da edição, que aconteceu no Teatro SESC do Gama (cidade próxima a Brasília) e reuniu mais de 300 estudantes na plateia.

O programa estreia na sexta, dia 6 de junho, às 17h na Rádio Câmara e às 23h na TV Câmara. A apresentação é de Evelin Maciel.

Nesta edição:
Antonio Kubitschek - professor de Filosofia
Cynara Menezes - jornalista do blog "Socialista Morena"
Ionara Silva - jornalista do blog do Câmara Ligada
Atração Musical: Dream Team do Passinho

Ouça a versão da Rádio Câmara

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES