Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

02/05/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/05/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada destaca os megaeventos esportivos no Brasil

Nesta edição do Câmara Ligada, o programa serviu de arena para discutir os grandes eventos esportivos que em pouco tempo irão acontecer no Brasil. Embalados pelos movimentos “Não Vai ter Copa” e “Vai Ter Copa”, os dilemas, as contestações e mesmo as alegrias relacionados à realização dos megaeventos tomaram rumos distintos. O debate do programa também foi acalorado!

Para o deputado MARCELO MATOS (PDT-RJ), titular da Comissão de Esporte e da Subcomissão Permanente da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, os eventuais prejuízos serão diferentes de estado para estado. E caberá à população avaliar o impacto deles. E lembra: “Somos nós que vamos escolher os governantes na próxima eleição”

O jornalista esportivo JOSÉ CRUZ tem acompanhando o trabalho do Comitê Popular da Copa do Distrito Federal e já viajou todo o país checando a preparação para o evento. Apesar de endossar as críticas à Fifa, ele lembra que não apenas o Executivo, mas até mesmo o Congresso Nacional tem responsabilidade sobre eventuais prejuízos futuros advindos dos megaeventos. “Não foi a Fifa que nos impôs isso. Nós é que nos sujeitamos às regras da Fifa. A realização da Copa do Mundo teve que obedecer a algumas regras, de tal forma que nós tivemos que aprovar uma lei aqui no Congresso Nacional”, afirma.

Também esteve no debate o cidadão RODOLFO MOHR, que é militante do Juntos! e partidário do #nãovaitercopa. Suas críticas reforçam os protestos das ruas e apontam que os gastos com estádios de futebol, além de abusivos, foram criticados por toda a população.

O integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada, WEBERT DA CRUZ, lembra de outros aspectos negativos, como as remoções de pessoas e o risco do aumento do abuso sexual de crianças e adolescentes durante os eventos.

Quem também apimentou o programa foi a cantora KARINA BUHR, que tocou músicas de seus dois CDs: Eu Menti pra Você (2010) e Longe de Onde (2011). Também reforçando as críticas aos eventos, Karina contudo problematiza mais a questão. “Tem um monte de coisa errada, sim, mas tomara que isso sirva realmente pra mover alguma coisa”, espera.

Os ministérios do Esporte e das Cidades foram convidados para o debate, mas não enviaram representantes.

Ouça a versão da Rádio Câmara
 

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES