Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

10/05/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/05/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada discute a ocupação dos espaços públicos

A cidade é de todos. Mas será que estamos conseguindo aproveitar bem os espaços públicos que estão disponíveis para nós? Se as ruas, as praças e os equipamentos urbanos antes serviam somente como lugar de encontro e convivência, hoje a ocupação deles chega a ser um ato político, cívico, urbano – além de possibilidade de interagir divertidamente com outras pessoas.

Contudo, ocupar a cidade não é algo tão simples. Por todo o Brasil, skatistas são constantemente confrontados pela Polícia, sob a alegação de estarem destruindo o patrimônio público. Os grafiteiros ainda são perseguidos e qualquer manifestação costuma gerar irritação na população. Mesmo de forma organizada, a ocupação dos espaços em alguns momentos pode exigir até mesmo autorização da prefeitura.
A burocracia desanima as pessoas. E certa preguiça também toma conta de nós. Nossas praças não estão quase todas abandonadas? Muitas não têm se tornado abrigo precário para a população de rua ou mesmo ponto para tráfico e consumo de drogas? A violência não se faz presente justamente por que não ocupamos os espaços? Não passa também por nós a iniciativa de reviver esses lugares e ocupá-los de forma positiva e constante? Como os jovens podem promover essa nova possibilidade?

Para debater sobre o tema, o CÂMARA LIGADA chamou a banda de hardcore DEAD FISH, formada por uma galera que curte skate. Rodrigo Lima, vocalista, por anos morou próximo à Praça Roosevelt (SP) e contou como a ocupação daquele espaço mudou ao longo dos anos. O debate também teve a participação da NEGA GIZZA que, junto com MV Bill e Celso Athayde, fundou a CUFA (Central Única das Favelas) — que visa promover a produção cultural das favelas brasileiras, através de atividades nos campos da educação, esportes, cultura e cidadania. Atualmente, Gizza está no projeto AGLOMERADO, que é um programa de TV gravado embaixo de um viaduto no Rio de Janeiro. Ela também é uma das produtoras do Prêmio e do Festival Hutúz, que é o maior Festival de Hip Hop da América Latina. A antropóloga JÂNIA PERLA tem diversas pesquisas sobre o comportamento social nas grandes metrópoles e como a ocupação urbana pode contribuir para a diminuição da violência e trouxe essas reflexões para o debate. Quem também participou foi o grafiteiro e estudante de desenho industrial THALES FERNANDO, conhecido como POMB, e a atriz PATRÍCIA DEL REY, do Coletivo Transverso. Ambos já passaram por situações delicadas ao levar suas formas de arte para as ruas.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES