Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

14/12/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/12/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada discute juventude em situação de rua (bl.01)

Andando na rua, parado no semáforo ou jantando em seu restaurante favorito, com quantos jovens em situação de rua você se deparou no último mês? Achou incômodo, deu uma esmola, prestou atenção ou simplesmente ignorou? Essas crianças e adolescentes são jovens como todos os outros, com sonhos e medos, problemas e potenciais, dores e prazeres... E têm direitos que muitas vezes não são respeitados. Sofrem violência, abuso sexual e estão mais vulneráveis às drogas.

Em 2011, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável realizaram uma pesquisa nas capitais e maiores cidades do país, em que identificaram cerca de 24 mil crianças e adolescentes em situação de rua, sendo que a maior parte deles fugiu de casa por causa de brigas com familiares, violência doméstica ou uso de álcool e drogas.

A Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente dizem que é dever do Estado cuidar de seus jovens, mas o que realmente tem sido feito? Qual a real situação dessas pessoas? O que precisamos fazer para mudar essa realidade? Esse é o tema do Câmara Ligada, que conta com a participação do grupo de rap Ataque Beliz, do Distrito Federal; do deputado distrital Chico Vigilante; de Meire Lima, coordenadora do centro Pop, voltado para moradores de rua; de Giuliano Ferreira, coordenador do projeto GirArte, que também recebe essas pessoas; e dos alunos do Colégio JK de Taguatinga; do Centro Educacional 02 do Guará; do Centro Educacional da Asa Norte; e da Escola de Meninos e Meninas do Parque.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES