Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

03/09/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/09/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada aborda a cultura de periferia (bl.1)

A periferia das grandes cidades é vista muitas vezes como o lado feio e esquecido das metrópoles. Mas, afastados do preconceito, podemos encontrar outra vida na periferia, onde jovens conquistam um pouco de cidadania e transformam as atividades culturais em inclusão social.
O Câmara Ligada coloca no foco essa juventude e mostra como as manifestações espontâneas como o hip hop, o grafite e o rap ajudam os jovens a expressar o que eles pensam do mundo. O programa deste mês evidencia o protagonismo juvenil nas comunidades de baixa renda. Em vez de ficarem aguardando soluções do Estado, que tardam em chegar, os jovens se organizam para conseguir lazer, educação, esporte e cultura.
Hoje a produção cultural da periferia é tida como uma das mais importantes respostas aos problemas de exclusão e de desigualdade social. E um dos melhores exemplos desse talento é o cantor de hip hop MVBill, que participa do programa com a banda; com o escritor Alessandro Buzo, autor de livros que retratam a periferia de São Paulo; e com João Xavier Wainer, diretor do documentário Marginália e Pixo, sobre pichação em São Paulo. Bill foi um dos fundadores da Central Única das Favelas (Cufa), organização não-governamental que possui bases de trabalho em várias partes do Brasil.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES