Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

20/11/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/11/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Afroreggae debate Consciência Negra no Câmara Ligada (bl.1)

20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Para marcar a data, o Câmara Ligada debate juventude e raça, a partir da perspectiva dos negros.

Beleza, imagem na mídia, estereótipos, preconceito, cotas, reparação histórica. Para falar sobre essas perspectivas, o programa teve a presença do grupo cultural Afroreggae, que falou sobre música e também sobre os trabalhos sociais em cinco comunidades cariocas. Os integrantes da banda contam também sobre algumas situações de preconceito que passaram no Brasil e no exterior.

Para debater com a plateia do programa, os convidados dessa edição do Câmara Ligada são o cineasta paulista Jeferson De, a pedagoga brasiliense Aline Costa e os deputados Damião Feliciano (PDT-PB) e Janete Pietá (PT-SP).

O deputado Damião Feliciano (PDT-PB), autor do projeto de lei que reserva 15% das vagas universidades para população afrodescendente, lembra que, apesar dos mais de 120 anos desde a abolição da escravatura, os negros ainda estão em maior número nas favelas, já que de lá para cá, o Brasil não fez nenhum tipo de trabalho de inclusão social. Nesse viés, a deputada Janete Pietá (PT-SP), que é integrante da Frente Parlamentar da Igualdade Racial e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, aponta o projeto do Estatuto da Igualdade Racial como a primeira ação do Estado Brasileiro a considerar a importância da história e da cultura do povo negro.

O programa debate as cotas para universidade públicas. Qual seria a melhor opção? Cotas sociais ou cotas raciais? A pedagoga Aline Costa é vice-coordenadora do Projeto Afroatitude, que pesquisa a questão racial com bolsistas cotistas na Universidade de Brasília. Ela reconhece a importância das cotas sociais, mas acredita que as cotas raciais precisam existir para possibilitar uma reparação histórica. Ela acredita que os dois tipos de cotas deveriam existir simultaneamente.

A afirmação da beleza negra também é tema do programa. Único negro em sua turma de Cinema na USP, o cineasta Jeferson De fala sobre a construção da imagem do negro na mídia. Ele reconhece a importância dos protagonistas negros nas novelas e diz que as crianças negras precisam de referenciais bacanas para se espelharem, tanto na TV como em outras esferas da vida. A polêmica sobre os cabelos cacheados também rende debate, com Aline e Janete defendendo a liberdade das mulheres usarem seus cabelos crespos ou lisos, desde que se sintam bem.

Participaram da gravação os alunos do Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia, Centro de Ensino Médio do Núcleo Bandeirante e Colégio Objetivo.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES