Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

03/11/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/11/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada debate a vida dos jovens na internet (bl.1)

Cerca de 24 milhões de internautas brasileiros estão ligados às redes de relacionamento e gastam um quarto do tempo de navegação nesse tipo de site. O Brasil tem a maior comunidade do mundo no Orkut. Sem falar no hábito de baixar músicas em sites gratuitos, que gerou a marca de 1 bilhão de faixas baixadas em 2008 só no Brasil e provoca a busca por novos modelos de negócios para gravadoras e músicos. Por tudo isso, o programa Câmara Ligada discute o uso da Internet pelos jovens brasileiros.

Para falar de relacionamentos na internet, o Câmara Ligada trouxe a expert Clarissa Leal de Assunpção, do site de encontros amorosos ParPerfeito. Ela recomenda que, ao iniciar um relacionamento pela rede, sejam tomados os mesmos cuidados que tomaríamos num encontro casual. Marcar encontros em lugares públicos e conversar muito antes de confiar na pessoa são dicas básicas para sua segurança.

Ainda sobre esse assunto, o Deputado Wilson Picler (PDT-PR) lembrou a alta incidência de casos de pedofilia na rede, e a necessidade do jovem manter um bom diálogo com os pais para evitar cair em armadilhas. O Deputado Picler comentou o uso da internet nas próximas eleições e o rigor do substitutivo de autoria do senador Eduardo Azeredo a três projetos de lei já aprovados na Câmara sobre o combate a crimes na internet.

Para Caetano Ruas, especialista em Cultura Digital, a regulação da internet demanda uma discussão profunda com a sociedade porque não pode significar retrocessos ou restrições à liberdade do internauta. Segundo ele, vivemos o paradigma da abundância, o que seria uma nova forma de se relacionar com a reprodução de conteúdos e bens materiais e imateriais.

Todo este debate foi animado pela banda Mombojó. A banda pernambucana tem oito anos de estrada e lançou seu primeiro CD em 2004. Em 2005, a Mombojó foi contratada pela Trama e lançou Homem-Espuma, disponível no blog da banda. Hoje radicada em São Paulo, a Mombojó finaliza seu terceiro CD, Amigo do Tempo, desta vez uma produção independente.

Participaram da gravação os alunos dos Centros Educacionais nº 1 e nº 4 do Guará, cidade próxima a Brasília.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES