Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

04/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O mundo dos videogames: perigo ou estímulo ao cérebro?

Crianças, jovens e até adultos se unem em torno de um mesmo interesse: jogos eletrônicos. Só que este assunto divide opiniões: afinal, eles são ou não uma má influência para mentes em formação?
Neste Câmara Ligada, o deputado Felipe Maia (DEM-RN) e os especialistas Roger Tavares e Luciana Santos debatem com estudantes o que há de bom no universo dos videogames e os eventuais prejuízos que o excesso de dedicação a ele pode trazer. No palco, uma banda de música de videogame, a Rockband Game Music, e uma cantora de rock japonês, Bianca Aguiar. O programa tem ainda a presença de vários cosplayers, devidamente caracterizados. Dois deles fazem performances para a plateia.

O deputado Felipe Maia fala sobre a importância de o governo investir no mercado de desenvolvimento de videogames, que cresce no mundo todo e não se abalou com a atual crise econômica. São vários os projetos de lei em andamento na Câmara que propõem a proibição da venda de games violentos no país. Mas, para o deputado, este não é o melhor caminho para garantir que crianças e adolescentes não tenham acesso a eles.

Roger Tavares é estudioso, desenvolvedor e jogador de videogames, doutor pela PUC-SP e fundador da Comunidade Gamecultura. Ele está realizando pesquisa de pós-doutorado em Inteligência e Videogames e lista vantagens ao cérebro adestrado pelos jogos. No programa, ainda dá dicas aos jovens sobre como conseguir seu primeiro emprego neste mercado.

Luciana Santos é mestre em psicologia clínica e psicoterapeuta de adolescentes. Para ela, os jogos eletrônicos, o anime e o cosplay são meios que os adolescentes encontram para desenvolver a personalidade e assumir diferentes papéis, num rico exercício de fantasia. Ela fala, no Câmara Ligada, qual é a real capacidade dos jogos de influenciar a personalidade de um adolescente.

Bruno Silva, um viciado em videogame e dono do blog facanoconsole.com.br, atualizou o blog do Câmara Ligada durante a gravação. No blog são encontradas informações de bastidores e indicações de leitura sobre o tema do programa (www.camaraligada.com.br).

Na plateia, estudantes do Colégio Vitória, do Gama, e do Centro de Ensino número 4 do Guará, além de fãs da Bianca Aguiar, da RockBand GM, vários cosplayers e fãs do mundo dos games.

A cantora Bianca Aguiar traz para o Brasil uma nova vertente do rock´n roll, o J-Rock (japanese rock), conquistando um espaço cada vez maior no cenário musical independente. Em 2009, está lançando o novo álbum duplo, com o rock “Gestos simples”, e o J-Rock “Waiting for love”, gravado em 3 idiomas: português, inglês e japonês.

Em meados de 2007, depois de uma formação inusitada através da internet, Rick, Tama, John, Flávio e Guinnows formaram a Rockband GM, com a proposta de interpretar com versões próprias os temas pertencentes à trilha de games em geral. Em 2008, participaram do show Otacon, em Brasília, voltado para desenhos japoneses. Em 2009, a banda iniciou parceria com o Estúdio Nacional e a produção de um DVD promocional, finalizado por uma empresa especializada em produtos relacionados a animes e mangás, chamada Vicious Dragon.

Recentemente a banda foi convidada para se apresentar junto da cantora Bianca Aguiar, no evento Nihon Festival, tendo ótimos resultados. Hoje, o nome Rockband GM e Bianca Aguiar andam novamente juntos, desta vez no programa Câmara Ligada.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES