20/08/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/08/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje Noite - 20/08/2015

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, se defendeu por meio de uma nota a imprensa da denúncia apresentada nesta quinta-feira pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na denúncia, Eduardo Cunha é acusado de ter recebido propina no valor de ao menos US$ 5 milhões para viabilizar a construção de dois navios-sondas da Petrobras. Janot pede a condenação do deputado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na nota, Eduardo Cunha classifica as acusações de ilações e se diz inocente e aliviado, porque, na sua avaliação, o caso passa agora ao poder judiciário. O presidente da Câmara disse que está com a consciência tranquila e reafirmou que vai continuar realizando o seu trabalho como presidente da Câmara dos deputados. Nessa quarta-feira, antes da denúncia do procurador-geral da República, o deputado Eduardo Cunha já havia afirmado que não vai deixar o cargo e que está tranquilo.

Depois da denúncia do procurador-geral da República, um grupo de deputados lançou manifesto em que pede o afastamento imediato do deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara. O documento intitulado "em defesa da representação popular" é assinado por deputados de dez partidos: Psol, Psb, PT, PPS, PDT, PMDB, PR, PSC, Pros e PTB. Quem falou em nome do grupo foi o deputado Chico Alencar.

Na CPI da Petrobras, dois convocados não compareceram e outros dois usaram o direito de permanecer em silêncio para não se incriminarem. Foi o que bastou para os deputados subirem o tom das críticas à agenda da comissão. Depois da audiência pública, deputados da CPI foram ao Supremo Tribunal Federal, no início da noite, para uma audiência com ministro Teori Zavascki. O ministro é o relator dos processos da operação Lava-Jato no STF. Os deputados foram pedir acesso ao conteúdo das delações premiadas e autorização para ouvir os delatores. Na próxima quarta-feira está marcada audiência com outro ministro do Tribunal, Luís Roberto Barroso.

A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Crimes Cibernéticos realizou nesta quinta audiência pública para colher informações sobre os crimes e fraudes cometidos com o uso da internet, as ações e providências tomadas pela Polícia Federal e as dificuldades encontradas no processo de investigação.

Quatro convidados participaram da primeira audiência da CPI dos Fundos de Pensão, que foi marcado por denúncias de má aplicação de recursos, especialmente no Postalis, plano de aposentadoria dos trabalhadores dos Correios. Em vários momentos, houve discussões entre deputados da oposição e do PT, que procuraram lembrar casos de mau uso do patrimônio dos fundos durante governos anteriores.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES