30/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Conheça o perfil de Júlio Delgado, candidato à presidência da Câmara

Coerente, dedicado e equilibrado. Os elogios são feitos por colegas parlamentares. O deputado mineiro Júlio Delgado, do PSB, tem 48 anos.

Ele ganhou notoriedade pela atuação no Conselho de Ética da Câmara. Em 2005, presidiu o processo contra o deputado petista José Dirceu, então, ministro da Casa Civil. Depois de 11 meses de investigação, Dirceu teve o mandato cassado. Em 2014, um novo processo contra um deputado que também pertenceu ao PT. Dessa vez, André Vargas, que ocupava a primeira vice-presidência da Câmara. O processo terminou com a cassação do mandato de André Vargas.

Advogado, a formação ajudou nos julgamentos de que participou dentro do conselho de ética. Como assessor parlamentar ganhou experiência sobre como funciona a Câmara dos Deputados.

Júlio Delgado assumiu pela primeira vez um mandato em 1999, ainda pelo PMDB. Em 2002, concorreu pelo PPS, com dois anos de Câmara assumiu a liderança do partido na Casa. Discordando dos rumos partidários, troca o PPS pelo PSB, partido pelo qual assume agora o quinto mandato. Em 2013 disputou pela primeira vez a cadeira de presidente da Câmara. Em 2015, faz uma nova tentativa.

Reportagem — Tiago Ramos

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES