30/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Conheça o perfil de Arlindo Chinaglia, candidato à presidência da Câmara

Respeitado pela oposição e pelo governo, claro nos argumentos e firme nas convicções. A análise é do Diap, instituto especializado em Congresso. O deputado Arlindo Chinaglia tem 65 anos.

Chinaglia nunca teve outro partido, só o PT. Já foi líder do PT e do governo na Câmara. Foi negociador chave durante a análise da medida provisória que criou um novo marco regulatório para os portos. Votação que durou mais de 40 horas. Também foi fundamental durante as negociações sobre a distribuição dos royalties do petróleo. Divergência que colocou congresso e palácio do planalto em lados opostos no meio de uma queda de braço entre estados produtores e não produtores de petróleo. Diferenças que levaram meses para serem negociadas e resolvidas.

Médico, trabalhou no Inamps, sistema que deu origem ao sus. Sindicalista, foi presidente da CUT, a central única dos trabalhadores.

Arlindo Chinaglia foi um dos fundadores do PT. Em 1991 foi eleito deputado estadual por São Paulo. Desde 1995 foi eleito e reeleito para sucessivos mandatos na Câmara dos Deputados. Em 2015, vai assumir o sexto mandato. Ele foi 1º vice-presidente por 9 meses na última legislatura e presidente da Câmara entre 2007 e 2009. Agora, tenta se eleger para a presidência pela segunda vez.

Reportagem — Tiago Ramos

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES