26/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Faça um tour virtual pela Câmara dos Deputados

Casa de todos os brasileiros, a Câmara dos Deputados recebeu, em 2014, pouco mais de cento e cinquenta mil cidadãos para fazer a visita guiada da instituição. Mas pra você que ainda não teve oportunidade de dar um pulinho aqui, nós preparamos um tour virtual pela Câmara.                                                            

Saulo Cruz
Congresso Nacional Câmara dos Deputados Fachada
Palácio do Congresso Nacional

O palácio do Congresso Nacional fica na Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília. É neste prédio projetado por Oscar Niemeyer e formado por duas torres e duas cúpulas no coração da capital federal que trabalham 513 deputados federais, 81 senadores, além dos funcionários responsáveis por assessorar o trabalho legislativo. Um dos acessos ao Congresso é pelo salão branco, com entradas Câmara e pro Senado. O salão é conhecido como chapelaria, referência à época em que o chapéu ainda fazia parte do vestuário cotidiano. É pela chapelaria que desembarcam autoridades, jornalistas e visitantes. A torre pertecente à Câmara é o anexo um, que abriga os serviços administrativos e de apoio legislativo. ?Logo acima da chapelaria está o Salão Negro, entrada principal do Congresso. O acesso é pela rampa, por onde sobem autoridades estrangeiras. A rampa e o salão também recepcionam o presidente da República na cerimônia de posse presidencial.

SEFOT
Salão Verde com obras de arte de Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti.
Salão Verde da Câmara dos Deputados

Pelo Salão Verde, que leva o nome por causa da cor do tapete, circulam deputados, visitantes, funcionários. É onde se concentram os jornalistas que fazem a cobertura política. É também onde fica o acesso ao plenário da Câmara. O Salão Nobre é o espaço em que o presidente da Câmara recebe chefes de estado ou de governo. Aqui também são realizados lançamentos de livros, entre outros eventos. O plenário Ulysses Guimarães é onde algumas das mais importantes decisões do país são tomadas. Aqui, os 513 deputados se reúnem para votar e debater propostas. O local também abriga sessões conjuntas com o Senado para a análise de vetos presidenciais, propostas orçamentárias e para a cerimônia de posse do presidente da República. Na parte superior do plenário se localiza a galeria, que reúne 400 cadeiras para receber os cidadãos que quiserem acompanhar de perto o trabalho parlamentar. Abaixo, o espaço destinado à imprensa e o painel onde se registram os votos dos deputados. Há ainda a mesa onde se senta o presidente da Câmara, responsável por conduzir as sessões, as duas tribunas destinadas aos discursos dos parlamentares, e as mesas dos funcionários da taquigrafia, que registram tudo o que acontece durante a sessão, para que qualquer pessoa possa ter acesso. Câmara dos Deputados. Casa onde são tomadas decisões de grande importância para a nação. Casa de 513 deputados eleitos pelo seu voto. A sua casa.

Reportagem — Paula Bittar

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES