22/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje repercute com sociedade e especialistas a questão da mobilidade urbana

Neste domingo 142 milhões de eleitores em todo o País devem voltar às urnas para escolher o novo presidente da República. Em 13 estados e no Distrito Federal, os eleitores também vão escolher o governador. Dos 28 candidatos que disputam o segundo turno das eleições, nove são parlamentares; seis senadores e três deputados. Os deputados que concorrem a governos estaduais são: no Acre, o primeiro secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar, do PSDB, que compete com Tião Viana do PT; no Mato Grosso do Sul, o deputado Reinaldo Azambuja do PSDB, que disputa com o senador Delcídio do Amaral do PT, e no Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB, disputa com Robinson Faria do PSD.

Para saber como está o clima eleitoral no Rio Grande do Norte, confira conversa com a repórter Alice Lima, da Assembleia Legislativa do Estado.

Você quer ficar bem informado sobre os últimos números da apuração de votos? Então neste domingo, não perca. Pelos veículos de comunicação da Câmara, além das nossas parceiras nos municípios e estados. Você vai acompanhar a cobertura completa do segundo turno das eleições, com todas as informações ao vivo direto do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília.

O diretor da Petrobras, José Carlos Cosenza, convocado para prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga irregularidades na estatal, apresentou atestado médico e não vai comparecer a reunião marcada para esta quarta (22). Mesmo sem o depoimento de Consenza o presidente da CPMI, senador Vital do Rego, decidiu manter a reunião da comissão, hoje as 14h30, na ala senador Nilo Coelho no Senado federal.

Mobilidade Urbana: um tema que a cada dia preocupa mais a população das principais cidades brasileiras. Cidades que cresceram nas últimas décadas sem planejamento adequado e que agora enfrentam o transporte público de baixa qualidade e muitos, muitos carros. São quilômetros e mais quilômetros de congestionamento todos os dias. Horas perdidas no deslocamento de casa para o trabalho ou para a escola e na volta para casa. A forma como as pessoas se locomovem nas cidades é hoje um dos maiores desafios para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Algumas cidades podem simplesmente parar.

O Câmara Hoje foi às ruas de Brasília ouvir a população. Não é difícil encontrar pessoas que enfrentam problemas todos os dias na hora de ir para o trabalho. Para conversar sobre o problema que atinge diretamente a população de toda grande cidade brasileira, confira entrevista com o consultor legislativo Eduardo Fernandes Silva. Eduardo está lançando o livro: Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.

A mobilidade urbana é o tema de um seminário internacional que acontece nesta semana na Câmara, no auditório Nereu Ramos. O evento é uma parceria da Universidade de Brasília com a Câmara, E faz parte do programa de pós-graduação em Transportes da UnB. Entre os temas debatidos estão experiências internacionais e soluções para promover acessibilidade sustentável nos principais centros urbanos do mundo. O deputado Izalci, do PSDB do Distrito Federal, defende a adoção de medidas práticas para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Apresentação - Lincoln Macário

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES