30/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

"Seres Imaginários" habitam Salão Nobre da Câmara em exposição

Foi aberta hoje, no Salão Nobre da Câmara, a exposição “Seres Imaginários”, do artista plástico baiano radicado no Espírito Santo Romário Batista. A mostra, cheia de bichos do imaginário popular de várias culturas, é uma boa pedida para as crianças!

A exposição, intimista, coube perfeitamente na chique e pequenina galeria do Salão Nobre. Nada de bichos imaginários cheios de cores como nos desenhos animados. Romário Batista, autodidata de 39 anos, optou pelo preto e branco e por figuras delicadas abstratas e geométricas. Um prato cheio para crianças e adultos irem encontrando as feições dos seres que habitam as lendas do Brasil e do mundo. Para desenhar o lobisomem, Romário se inspirou na arte egípcia – o homem que vira lobo durante a noite está de perfil. Já o chupa-cabras, criatura misteriosa que ataca animais nas fazendas, tem algumas características cubistas. A caipora, aquele personagem que protege as florestas na mitologia tupi-guarani, no traço do artista, tem uma cabeça de dragão. O boitatá é o mais fácil de encontrar. E você sabia que o bicho-papão pode assumir a forma de qualquer animal? O monstrengo criado pelo artista capixaba é feito em preto – a cor acentua o medo, segundo o artista. E não é que no meio dessas figuras das Américas aparece a célebre Medusa? A lenda grega conta que a mulher com cabeça de serpentes tem o poder de transformar quem olha pra ela em pedra.?Romário Batista inova ao colocar no panteão das lendas personagens religiosos. Estão ali São Jorge e o Dragão... e um orixá... ?E vale notar o caráter ecológico da mostra: os pedaços de madeira usados como plataforma para as obras foram recolhidos depois da cheia do Rio Grande, no Espírito Santo.

A exposição está na galeria de arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados e pode ser visitada todos os dias, até 30 de outubro, das noves da manhã às cinco da tarde. A entrada é de graça.

Reportagem – Mariana Monteiro

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES