18/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Proposta obriga governo a promover acesso a bibliotecas

O que fazer para aumentar o acesso da população às bibliotecas públicas? Aqui na Câmara, os deputados estudam mudar a lei que trata da Política Nacional do Livro. O objetivo é obrigar o governo a promover mais esse acesso.

Segundo dados do governo federal, que atualizou os números em julho deste ano, 98% dos municípios brasileiros têm pelo menos uma biblioteca pública. São mais de 6 mil. A maioria é mantida pelas prefeituras. Mas nem todo mundo sabe disso.

Para Adelaide Ramos, Vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, existe ainda outro problema: as bibliotecas públicas estão abandonadas. Adelaide defende a ideia de que o estado só vai assumir totalmente a responsabilidade pelo processo educacional quando der à biblioteca pública a devida importância nesse processo.

Em busca de uma saída para o problema, os deputados analisam um projeto que obriga o governo a promover o acesso da população ao acervo e aos equipamentos das bibliotecas . A proposta que altera a Política Nacional do Livro para incluir essa obrigação também define as bibliotecas públicas como aquelas mantidas pelo governo ou que recebam dinheiro público. Quem apoia a mudança na lei acredita que o projeto deve democratizar o uso das bibliotecas públicas e aumentar o nível de leitura do brasileiro. É a opinião da deputada Luciana Santos, do PCdoB de Pernambuco.

Reportagem: Vera Morgado

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES