18/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje 12h30: número de cesarianas no país é maior que o recomendado pela OMS

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Oitiva do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa
Paulo Roberto Costa optou por não responder às perguntas dos parlamentares.

Nesta quarta-feira, em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a Petrobras, o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa preferiu o silêncio. Segundo reportagem da revista Veja, Paulo Roberto denunciou varias autoridades que estariam envolvidas em desvio de recursos da Petrobras.

O relator da CPMI, deputado Marco Maia, não descarta a reconvocação de Paulo Roberto Costa, após o recebimento das informações da Justiça. Na reunião de ontem, a comissão de inquérito aprovou requerimento para ouvir a ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza. O presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse ainda que negocia com os líderes partidários a possibilidade de pedir a prorrogação das investigações por 30 dias, para compensar as dificuldades geradas pelo período eleitoral. A CPMI tem prazo até 23 de novembro para concluir a investigação.

A vinda do ex-diretor Paulo Roberto Costa ao Congresso Nacional colocou em evidência a chamada delação premiada – um benefício legal cada vez mais usado em processos criminais no Brasil –, que permite a redução de pena em troca de informações.

Cesarianas
O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza cesarianas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atrás apenas do Chipre. Entre 2000 e 2010, 44% dos brasileiros chegaram ao mundo por meio de cirurgia cesariana. Este índice é três vezes maior do que o recomentado pela OMS. Um projeto de lei (PL 7633/14) em análise na Câmara dos Deputados obriga os hospitais a cumprirem uma cota máxima de cesarianas, garantindo às mulheres um parto humanizado.

O autor do projeto, deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), afirma que a proposta garante uma série de recomendações do Ministério da Saúde que já existem, mas muitas vezes não são cumpridas. Para o deputado, o índice de 15% de cesarianas deve ser visto como uma meta e não um limite rígido.

cesariana no brasil
Entre 2000 e 2010, 44% dos brasileiros chegaram ao mundo por meio de cirurgia cesariana.

Parto em casa
Na contramão das estatísticas, cresce nas principais cidades brasileiras um movimento de valorização do parto natural. Na base do boca a boca e com a ajuda das redes sociais, mulheres divulgam experiências positivas e transformadoras no nascimento dos filhos. Partos que, muitas vezes, acontecem em casas, sem o auxílio médico.

Para comentar por que se faz tanta cesariana no Brasil e, também, para explicar os benefícios do parto normal, o Câmara Hoje entrevistou a médica, professora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Rede pela Humanização do Parto, Daphne Ratner; e o presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Etelvino Trindade.

Confira a versão rádio do Câmara Hoje

Apresentação - Lincoln Macário

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE