16/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Conheça as propostas de mais quatro candidatos a presidente

No dia 05 de outubro, o brasileiro vai às urnas escolher, entre 11 candidatos, quem vai ser o próximo presidente da República. A TV Câmara preparou uma série de reportagens para que você possa conhecer as propostas desses políticos que se apresentam pra assumir o mais alto cargo do país. Na segunda reportagem, as propostas de mais quatro candidatos.

Everaldo Dias Pereira tem 58 anos. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa de gasto do PSC com a candidatura à presidência é de 50 milhões de reais. O candidato tem pouco mais de 1 minuto para expor suas ideias no horário eleitoral gratuito. Na área da saúde, Pastor Everaldo quer combater o aborto e mudar o sistema de saúde, estimulando a participação de clínicas e hospitais particulares no atendimento aos brasileiros. Na educação, a proposta é que, assim como já acontece com as universidades, o governo federal pague bolsas estudo a alunos de baixa renda para frequentar creches e colégios particulares. O candidato quer também privatizar o setor de transportes, estimulando a concorrência nas hidrovias, rodovias, ferrovias e nos aeroportos. Outra proposta é reduzir o tamanho e a interferência do governo na sociedade, respeitando as posses de cada um, o lucro dos empresários e o livre mercado.

Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho tem 64 anos. Nasceu em Salvador, na Bahia. O PV pretende gastar no máximo 90 milhões de reais com a campanha à presidência. O partido tem 1 minuto para apresentar suas propostas durante a propaganda eleitoral gratuita. Entre as ideias que estão no plano de governo, está a de facilitar a esterilização voluntária, ou seja, dar acesso à cirurgia que impede a pessoa de ter filhos. O partido também é a favor da legalização do aborto. Na educação, a ideia é valorizar os professores, criando uma carreira nacional específica para eles. Eduardo Jorge também propõe criar uma previdência única para todos os novos trabalhadores brasileiros, independentemente se são contratados pelo setor público ou privado. Já na área do meio ambiente, a meta é promover o bem-estar animal, garantindo que tenham alimentação adequada e não sofram violências. Isso vale não só para os bichos de estimação, mas também para os criados para estudo e consumo humano.

Luciana Krebs Genro tem 43 anos. Ela nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O gasto do PSOL com a campanha presidencial deve chegar aos 900 mil reais. O partido tem 51 segundos de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A candidata propõe que seja colocado em prática o que foi previsto na Constituição para o Sistema Único de Saúde, ou seja, garantir atendimento de qualidade e de graça a todos. Na educação, o plano de governo quer acabar com o uso de dinheiro público pra beneficiar universidades e escolas particulares. A ideia é aumentar os investimentos em instituições públicas, pra garantir acesso a todos. Na área de transporte urbano, a proposta é que a passagem seja gratuita nas grandes cidades. E na agricultura, acabar com os latifúndios. A meta é utilizar a área de grandes fazendas para a reforma agrária, incentivando a produção de alimentos e retirando ajuda governamental pros agricultores que só produzem para exportar.?

José Levy Fidelix da Cruz tem 62 anos. Nasceu na cidade mineira de Mutum. O PRTB pretende gastar no máximo 12 milhões de reais com a campanha. As propostas do candidato têm de ser apresentadas em 45 segundos no programa eleitoral gratuito de rádio e televisão. Entre elas, o oferecimento de mais dentistas de graça para os brasileiros, com a criação do serviço odontológico obrigatório. Na educação, a meta é informatizar as salas de aulas, usando a tecnologia pro aprendizado desde a alfabetização até o ensino médio. Na área de segurança, a ideia é obrigar todos os detentos a trabalhar para custear as despesas com alimentação e alojamento. As prisões de segurança máxima seriam construídas em ilhas e navios. E todas as penitenciárias estariam sob responsabilidade do setor privado. Já para aumentar a oferta de energia elétrica, a proposta é investir no setor e construir pelo menos 10 novas usinas nucleares no país.

Resumo das ideias dos candidatos:

Pastor Everaldo
a) Saúde: Combate ao aborto
b) Educação: Bolsas para educação básica
c) Reformas: Série de privatizações
d) Economia: Menos interferência do Estado

Eduardo Jorge
a) Saúde: Esterilização e legalização do aborto
b) Educação: Carreira nacional de professor
c) Administração Pública: Sistema único de aposentadorias
d) Meio ambiente: Proteção aos animais

Luciana Genro
a) Saúde: Atendimento gratuito e de qualidade
b) Educação: Investimento em escolas públicas
c) Transporte: Transporte gratuito
d) Agricultura: Reforma agrária

Levy Fidelix
a) Saúde: Mais dentistas
b) Educação: Informatização das salas de aula
c) Segurança: Trabalho prisional e prisões privadas
d) Energia: 10 novas usinas nucleares

Reportagem — Ginny Morais

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES