15/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

TV Câmara faz série com as propostas dos presidenciáveis

Aécio Neves da Cunha, de 54 anos, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele é o candidato da coligação “Muda Brasil”, de 9 partidos. O limite de gastos previsto da campanha é de 290 milhões de reais. O candidato tem pouco mais de 4 minutos e meio do horário eleitoral para apresentar suas propostas. Entre elas, está o maior investimento na saúde e a criação de um cartão, uma espécie de identidade, pra reunir todas as informações de saúde de cada brasileiro. Na educação, a ideia é valorizar o professor com base no resultado do trabalho dele: quanto maior for o aprendizado dos alunos, maior o aumento salarial. Aécio Neves também quer fazer uma série de reformas: a política, a dos impostos, a do funcionamento do serviço público, a da segurança e a reforma na infraestrutura. Outra novidade seria a criação do “Simples Agrícola”. Com isso, agricultores teriam um sistema mais fácil e com impostos menores.?

Dilma Vana Rousseff tem 66 anos. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela tenta se reeleger pela coligação “Com a Força do Povo”, que reúne 9 partidos. A previsão de gastos é de 298 milhões de reais. Ela tem quase 12 minutos de tempo no programa eleitoral. Pra saúde, o plano é aumentar a quantidade de médicos especializados na rede pública e construir mais unidades de atendimento emergencial. Outro compromisso é cumprir as 20 metas do Plano Nacional de Educação, como a melhoria e o maior acesso a todas as etapas de ensino, desde a creche até a pós-graduação. Dilma Rousseff também sugere reformas para melhorar os serviços públicos oferecidos ao cidadão e a relação entre municípios, estados e Governo Federal. A candidata ainda tem como objetivo levar água tratada para todas as casas do país e aumentar o número de residências com coleta e tratamento de esgoto.

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima tem 56 anos. Nasceu em Rio Branco, Acre. A coligação “Unidos pelo Brasil” tem 6 partidos e 2 minutos do horário eleitoral gratuito. Os gastos com a campanha podem chegar aos 150 milhões de reais. Entre as propostas da candidata, está a de garantir atendimento básico de saúde para todos, fazendo com que esse tipo de serviço seja a única porta de entrada ao sistema de saúde público, com exceção das emergências. Outra meta é aumentar o investimento em educação, cumprindo com o que está previsto no Plano Nacional de Educação, de aplicar na área o equivalente a 10% de tudo o que é produzido no país. Marina Silva também propõe mudar profundamente a forma como municípios, estados e Governo Federal se relacionam. Também planeja reformas para a política, o sistema de cobrança de impostos, para o planejamento e gestão das cidades e para a administração pública. Vale destacar que o conceito de sustentabilidade está presente em todo o plano de governo, aparecendo desde na educação até nas metas burocráticas. A ideia é que em todas essas áreas é preciso adotar práticas menos prejudiciais ao planeta.

Reportagem — Ginny Morais

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES