21/08/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/08/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Propostas defendem preferência para asfalto de borracha

Asfalto de borracha. É possível? A tecnologia mostrou que sim e o material já vem sendo usado em conhecidas rodovias brasileiras, como a Anchieta e a Imigrantes, no estado de São Paulo. Mas o uso do material alternativo é motivo de polêmica aqui na Câmara. Há dois projetos que tratam do assunto.

São duas propostas que defendem a mesma ideia: que seja dada preferência ao asfalto de borracha na pavimentação e recuperação de vias públicas. A sugestão foi aprovada apenas em parte na Comissão de Viação e Transportes, rejeitada pela Comissão de Meio Ambiente e aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, com parecer favorável do ambientalista Sarney Filho, do PV do Maranhão, que explica opiniões tão diferentes.

Uma lei estadual em Minas Gerais adotou a preferência para o asfalto de borracha, que também vem sendo usado no interior do estado do Rio de Janeiro e em reparos em rodovias paulistas. Os defensores do material, como o deputado Zoinho, do PR do Rio de Janeiro, lembram vantagens como redução de problemas ambientais, melhora na flexibilidade e aumento da durabilidade.

Reportagem: Tiago Ramos

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES