10/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Deputado defende Marco Legal das Fontes Renováveis de Energia

Energia renovável ou energia alternativa é aquela produzida a partir de fontes que podem se renovar como água, sol, vento, matéria orgânica. São também formas de produzir energia com baixo impacto ambiental. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 45% da matriz energética brasileira hoje provém dessas fontes renováveis, um percentual bem acima da média mundial - que está entre 10 e 12%. Nessa audiência pública, foram discutidas formas de incentivar ainda mais o uso das fontes renováveis de energia. A organização não-governamental ambientalista Greenpeace lamentou que o governo ainda dê pouca atenção às possibilidades de produção de energia a partir do sol.

O Ministério de Minas e Energia afirma que ao longo das últimas décadas o Brasil tem investido cada vez mais em fontes de energia renováveis como a eólica, a solar e a biomassa. Mas disse que hoje, por uma questão de segurança energética, ainda é necessário manter na matriz fontes como as termelétricas, alimentadas por diesel, que é um combustível fóssil e não renovável.

O representante da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, informou que já existem alguns incentivos para o uso de energias renováveis como a eólica, que teve redução expressiva nos valores. Ele afirmou que Congresso pode ajudar a avançar nessa direção.

O deputado Fernando Ferro, que pediu a realização dessa audiência pública, diz que o ideal é que o país tenha uma matriz energética cada vez mais diversificada. Por isso, ele defende uma análise mais rápida do Marco Legal das Fontes Renováveis, que vai definir o papel dessas fontes de energia no Brasil.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES