11/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

11/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara premia vencedores de maratona hacker

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Cerimônia de premiação do 1º Hackathon - Concurso de criação de aplicativos para aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo - maratona hacker

Os vencedores da primeira maratona hacker da Câmara foram premiados nesta quarta-feira. O Hackathon 2013 foi promovido pela Câmara, em parceria com o Tribunal de Contas da União, com o objetivo de usar as tecnologias digitais para ampliar a transparência do trabalho parlamentar e aumentar a compreensão sobre o processo legislativo.

Durante a maratona hacker promovida pela Câmara dos Deputados foram desenvolvidos 22 aplicativos para celulares e computadores. Os três primeiros colocados vão receber, cada um, R$ 5 mil, pagos pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), patrocinador do Hackathon 2013. Durante a premiação, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, comentou a iniciativa.

O baiano Kellyton Brito venceu o Hackathon com o aplicativo "Meu Congresso", que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e garante o controle social sobre os gastos de deputados e senadores.
Em segundo lugar, ficou o aplicativo "Monitora, Brasil", que permite ao cidadão acompanhar, via celular, a assiduidade e as propostas dos parlamentares. Seu autor, o brasiliense Geraldo Figueiredo, disse que o retorno pode ser imediato.

O terceiro colocado no Hackathon 2013 foi o aplicativo "Deliberatório", um jogo de cartas off-line que simula o processo de discussão e deliberação das propostas em tramitação na Câmara. Foi desenvolvido por Valéssio Soares e Luciano Santa Brígida, que explica como funciona o jogo.

O presidente Henrique Eduardo Alves anunciou após o evento de premiação, que a Câmara vai criar um laboratório hacker, que será um espaço permanente para facilitar a interação entre hackers, parlamentares e servidores.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE