10/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Dep. Pastor Marco Feliciano responde a internautas em bate-papo sobre cota para negros em concursos públicos

O projeto que estabelece cota de 20% para negros em concursos públicos federais foi o tema do bate-papo de hoje (10/12) com o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos. O deputado, que é favorável à proposta, respondeu às perguntas dos internautas e não fugiu das polêmicas.

O deputado Pastor Marco Feliciano explicou que o projeto do Executivo prevê que, durante 10 anos, qualquer concurso público federal deverá reservar 20% das vagas para candidatos que se declarem negros no ato da inscrição. O parlamentar esclarece o que poderá acontecer com quem mentir para tentar se beneficiar do sistema de cotas.

O relator sabe das inúmeras dificuldades que vai enfrentar. Dentro do próprio partido dele, PSC, não há consenso, e o mesmo acontece em outros partidos. Nem mesmo na Comissão de Direitos Humanos há acordo para aprovar o projeto.

Como o projeto está sendo analisado em regime de urgência, isso significa que o processo é mais rápido. O deputado Pastor Marco Feliciano espera que a votação na Comissão de Direitos Humanos aconteça já na semana que vem.

Durante o videochat, o projeto recebeu várias críticas. E em função das polêmicas envolvendo a proposta, uma das sugestões que surgiu foi a de um referendo em que a população se manifestasse sobre a cota de 20% das vagas para negros em concursos públicos federais.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES