24/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Comissão externa sugere medidas para o combate ao uso de drogas

A Comissão Externa da Câmara, criada para analisar políticas antidrogas e tratamentos para dependentes químicos, vai sugerir ao governo um conjunto de medidas para melhorar as ações de combate às drogas no Brasil. O documento será enviado até o fim deste mês à Presidência da República e aos ministérios da Justiça, do Desenvolvimento Social e da Saúde. A maioria das sugestões é relativa ao atendimento a dependentes químicos. O relatório também vai sugerir, como forma de prevenção, a adoção da escola pública em período integral de oito horas para crianças e jovens. Outra sugestão será a mudança do foco das campanhas antidrogas. Ao invés de mostrar os malefícios da droga, como é feito atualmente, as campanhas deverão a mostrar os benefícios de uma vida livre da dependência química. O relatório da comissão também pede a proibição da propaganda de bebidas alcóolicas.

O deputado Germano Bonow, relator da comissão, diz que no Brasil a repressão ao tráfico e a prisão de criminosos são eficientes. Mas, para ele, o sistema de saúde brasileiro está longe de ter mecanismos para enfrentar o problema. O deputado doutor Rosinha explica que de fato houve uma mudança de política no tratamento de dependentes químicos pelo SUS. O deputado explica que foram criadas alternativas para esse tipo de tratamento, mas que estados e municipios não investiram recursos nesses novos centros de tratamento.

O chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, Márcio Florentino, acredita que os avanços na rede assistencial para os dependentes químicos deveriam ser combinados com efetivas políticas de prevenção, que significam um trabalho articulado e mais investimentos em áreas como educação, segurança e cultura. Para o especialista, o problema das drogas é causado por vários fatores, por isso, não é suficiente apenas o atendimento qualificadao do SUS aos dependentes para combater o uso de entorpecentes.

Créditos/ Câmara Hoje

Mariana Przytyk - repórter

Márcio Florentino - chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UnB

Dep. Germano Bonow (DEM-RS)

Dep. Dr. Rosinha (PT-PR)

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES