06/12/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/12/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Conselho de Altos Estudos lança caderno sobre o Programa Espacial Brasileiro

O novo governo se apressa em montar logo as equipes de áreas estratégicas como economia, saúde e educação. Mas a discussão ainda não chegou à área de tecnologia. E é nesta área que está a dúvida sobre os rumos que serão dados ao Programa Espacial Brasileiro. O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara lançou um caderno dedicado ao assunto.
O domínio da tecnologia espacial tem relação com o dia a dia das pessoas. Com o uso de satélites, é possível melhorar a vigilância nas fronteiras, a previsão meteorológica e a expansão dos sistemas de comunicação. O estudo lançado na Câmara destaca a necessidade de se investir mais nessa área e diminuir a dependência de outros países.
Além de mais investimento e pessoal, a sugestão é mudar a gestão do programa, retirando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, do Ministério de Ciência e Tecnologia. O estudo defende que o órgão fique sob a responsabilidade direta da Presidência da República. Mesmo que a mudança não aconteça, o presidente do Inpe, Gilberto Câmara, espera que o governo coloque mais recursos no setor.
O futuro das cidades no novo contexto socioambiental. Esse é o tema da 11ª Conferência das Cidades, que começa amanhã, aqui na Câmara dos Deputados. A conferência é uma oportunidade de se fazer uma reflexão sobre o futuro dos municípios. Nesta edição, serão discutidas soluções práticas para os problemas urbanos. Serão abordados os aspectos normativos e as ações das autoriddes locais. As inscrições, abertas ao público, podem ser feitas no site da câmara - www.camara.gov.br.

CRÉDITOS:
1. DEP. RODRIGO ROLLEMBERG - PSB/DF
2. PAULO MOTTA - Coord. Articulação do Cons. Altos Estudos
3. Reportagem HANNA COSTA
4. GILBERTO CÂMARA - Presidente do Inpe

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES