04/11/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/11/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de depressão

Depressão é uma doença que atinge cada vez mais brasileiros. E ao contrário do que muita gente pensa, tem cura. O tratamento envolve psiquiatras e psicólogos, além do uso de medicamentos.

A radialista Carol, que não quis se identificar, tem hoje 35 anos. Mãe de três filhos, há mais de 20 anos ela convive com uma doença: a depressão.

Conviver com a depressão não é fácil. Nem para Carol, nem para a família e amigos. A radialista conta que nem sempre contou com o apoio dos mais próximos.

Tristeza às vezes é doença. E precisa de tratamento. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, 10% dos brasileiros sofrem de depressão - um total de 20 milhões de pessoas. A doença pode se manifestar como resposta a um acontecimento real, como uma doença ou tragédia na família, pode ser motivada por perspectivas e receios do futuro ou pode não ter relação direta com a vida do paciente, mas sim já fazer parte do temperamento da pessoa.

Entre os principais sintomas da depressão, estão a baixa autoestima, o desinteresse e a perda do prazer nas atividades cotidianas. Outros sintomas são alterações no apetite, transtornos do sono, diminuição de energia, pensamentos suicidas. Em crianças e adolescentes, sintomas comuns são irritabilidade, rebeldia e baixo rendimento escolar.

O diagnóstico de depressão não é simples; portanto, é essencial procurar o profissional adequado. O tratamento, em geral, envolve o uso de remédios antidepressivos e sessões de terapia.

Crédito:

- Paula Bittar - repórter

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES