27/04/2010

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Comissão debate efeitos da publicidade nas crianças

Crianças obesas ou erotizadas. Dois problemas sérios que podem ser provocados por um inimigo aparentemente inofensivo, a publicidade. A exposição excessiva de crianças às propagandas foi debatida nesta terça (27/04) na Câmara.
Segundo o IBGE, 60% das crianças de até nove anos passam mais de três horas por dia em frente à televisão. O problema é que enquanto assistem aos programas favoritos, têm acesso a propagandas de brinquedos, de roupas, de alimentos, de refrigerantes. Uma audiência na Comissão de Seguridade Social debateu os danos que a propaganda voltada para crianças pode causar.
As agências de publicidade defendem o direito de produzir comerciais para todas as idades. O outro lado alerta para as possíveis consequências da exposição das crianças a essas propagandas, como consumismo excessivo, obesidade infantil e erotização precoce.
Na Câmara existem vários projetos regulamentando a publicidade voltada a crianças e adolescentes. Um deles dobra a pena para os responsáveis por propagandas abusivas dirigidas a crianças. Apesar das dificuldades de um ano eleitoral, a relatora da proposta, deputada Aline Corrêa (PP-SP), defende a regulamentação e acredita que ainda é possível obter alguns avanços este ano.

Créditos:
- Paula Bittar - repórter
- Isabella Henriques - Proj. Criança e Consumo do Instituto Alana
- Stalimir Vieira - Assoc. Bras. de Agências de Publicidade
- Deputada Aline Corrêa (PP-SP)

Texto atualizado em 28/04/10, à 9h46.

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