Câmara com Notícia

Programas da TV Câmara

26/04/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/04/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara com Notícia – 26/04/2016

Impeachment – O Senado Federal elegeu nessa segunda-feira a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A comissão é o caminho por onde passa o processo antes de chegar ao Plenário.

Muitos brasileiros acompanharam de perto a votação, aqui na Câmara, que decidiu pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Terminada a participação dos deputados do lado de cá, agora é o Senado que começa a discussão, do lado de lá. E o Câmara com Notícia preparou um “passo a passo” explicando como será a condução do processo pelos senadores.

Plenário – Enquanto o processo de análise do impeachment não se conclui no Congresso, a pauta do Plenário segue sem perspectiva de votações. O presidente da Câmara adiantou que acha difícil a análise de qualquer proposta enquanto o Senado não se posicionar quanto ao impedimento ou não da presidente Dilma Rousseff.

Parlasul – Deputados brasileiros que foram à reunião do Parlasul, no Uruguai, abandonaram a cerimônia de comemoração dos 25 anos do Mercosul após um mal-estar diplomático. Os deputados Heráclito Fortes e Marcelo Aro criticaram o fato de os parlamentares brasileiros terem sido posicionados nas últimas cadeiras do evento, atrás dos assessores técnicos de outras delegações. Tradicionalmente, o Brasil costuma ocupar as primeiras cadeiras destinadas aos participantes. Permaneceram na reunião apenas os deputados Ságuas Moraes e Benedita da Silva, do PT; e Jean Wyllys, do Psol. O grupo que deixou a sala acusa o presidente do Parlasul, o argentino Jorge Taiana, de retaliação por conta do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há poucos dias, Taiana classificou o impeachment como um esforço da direita para desestabilizar o governo do PT. O evento no Uruguai termina hoje, após a reunião de sessões plenárias.

CPI dos Crimes Cibernéticos – A CPI tem prazo até sexta-feira para encerrar os trabalhos, mas o relatório final ainda não foi aprovado. A votação está marcada para hoje à tarde. Veja as principais propostas do texto, e saiba por que ele está provocando tanta polêmica.

Enquanto isso, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara estuda uma proposta que criminaliza a invasão de computadores para modificar o conteúdo de sites na internet. A chamada "hackeada" pode terminar em cadeia.

Comunidades tradicionais e minorias étnicas – Deputados da Comissão de Direitos Humanos analisam um projeto que pretende promover nas escolas o ensino da cultura de comunidades tradicionais e das minorias étnicas que formam o Brasil.

Rodovias – Deve ser apresentado nessa semana o relatório à medida provisória 708, de 2015, debatida em comissão especial aqui na Câmara. A proposta, que federaliza trechos de rodovias em 14 estados do país, foi defendida pelo governo do Paraná durante audiência pública.

Olimpíadas 2016 – Daqui a uma semana, no próximo dia 3 de maio, a tocha olímpica começa a percorrer o Brasil. Durante cerca de 90 dias ela passará por mais de 300 cidades, começando aqui por Brasília. E a rampa do Congresso será um dos primeiros pontos turísticos do país pelo qual o fogo olímpico vai passar. A previsão é que o trajeto da tocha olímpica se inicie às 10h30 do próximo dia 3, após uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Apresentação – Cláudia Brasil

Câmara com Notícia

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

NOSSAS REDES