Câmara com Notícia

Programas da TV Câmara

03/03/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/03/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara com Notícia - 03/03/2016

Um acordo adiou para o próximo dia 21 a votação das normas para o cumprimento do teto salarial do funcionalismo público. Ontem, uma medida provisória com vários itens na área tributária foi aprovada pelos deputados no Plenário.

O Supremo Tribunal Federal deve concluir hoje o julgamento para decidir se abre ou não uma ação penal contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha. Ontem teve início a análise na Corte e já há maioria provisória. Seis ministros concordam com o início de um processo.

O procurador parlamentar da Câmara apresentou, nesta quarta-feira, o parecer oficial da procuradoria sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a tramitação, na Câmara, do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Depois de ter aprovado o relatório a favor da continuidade do processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, o Conselho de Ética se reuniu para discutir uma representação contra outro parlamentar.

Os líderes dos partidos na Câmara decidiram esperar o fim da janela partidária para definir a presidência das comissões permanentes em 2016. A janela é o período de 30 dias para os deputados trocarem de partido sem perder o mandato. Esse prazo termina no próximo dia 18.

O músico Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, participou de audiência na Comissão de Direitos Humanos. O músico afirmou ter recebido ameaças de morte por causa de seu posicionamento político nas redes sociais.

Foi realizado, na Câmara, um ato contra o projeto de lei que retira da Petrobras a prerrogativa de ser a operadora exclusiva dos campos de petróleo do pré-sal. O movimento foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, Sindicatos de Petroleiros e Movimentos Sociais.

A Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Mídia Regional organizou um seminário para debater o tema com especialistas e com o governo. O evento aconteceu no Ministério das Comunicações e teve a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva; e do ministro das Comunicações, André Figueiredo. Desde 1991, está em análise no Congresso um projeto de lei que trata da regionalização das comunicações no país, um tema já previsto na Constituição Federal, mas que ainda aguarda regulamentação.

A Câmara lançou a Frente Parlamentar da Dengue. Além de mobilizar a sociedade para enfrentar o Aedes aegypti, os deputados vão trabalhar para fortalecer a inovação científica e tecnológica que permita o desenvolvimento de vacinas.

Em tempos de zika, chikungunya e dengue, a Câmara discute uma lei que pode fazer diferença. A ideia é reservar 15% dos espaços de publicidade nos ônibus para mensagens de promoção da saúde. Pronta para ser votada em Plenário, a proposta é mais complexa do que parece.

A Câmara criou uma comissão parlamentar de inquérito para investigar denúncias envolvendo dirigentes da Fifa. O pedido de criação da CPI é do deputado João Derly, do partido Rede, do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a intenção é apurar o envolvimento de dirigentes da Federação Internacional de Futebol em crimes de fraude, suborno e formação de quadrilha, além de um suposto esquema de propinas e contratos de comercialização de jogos e direitos de marketing. A CPI será composta por 27 integrantes titulares e o mesmo número de suplentes, que estão sendo indicados pelos líderes partidários. A data de instalação do colegiado ainda não foi definida.

Apresentação – Cláudia Brasil

Câmara com Notícia

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

NOSSAS REDES