Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

23/12/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/12/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Renegociação das dívidas dos estados é aprovada e segue para sanção

O presidente da Câmara marcou votações na semana do início do recesso num esforço para aprovar o projeto que renegocia dívidas dos estados em crise financeira por meio de um regime de recuperação fiscal. Ainda sem acordo e antes da votação do projeto, deputados criticaram contrapartidas dos estados exigidas pelo governo federal e incluídas pelos senadores, como a redução de aumentos salarias e a elevação das contribuições previdenciárias dos servidores estaduais.

Diante da dificuldade de votação, o presidente da Câmara anunciou reunião para tentar o entendimento.

Contrapartidas

No dia seguinte e após a reunião de líderes, os deputados voltaram ao Plenário com a disposição de votar parecer do deputado Esperidião Amim, que resgata o texto da Câmara e alguns pontos aprovados no Senado, mas sem as contrapartidas exigidas pelo governo federal. O presidente da Câmara fez apelo à votação.

Negociações

O PT e o Psol pediram a retirada da proposta da pauta. Ao longo dos debates, as dificuldades para votar o projeto aumentaram.

A votação parecia difícil, quando surgiu o acordo que incluiu o PT. O líder do partido listou pontos negociados de última hora em Plenário.

O projeto foi aprovado, sem as contrapartidas exigidas pelo governo federal, e vai à sanção do presidente Michel Temer.

Apresentação e edição — Antonio Carlos Silva
Edição — Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES