Brasília 50 anos

Programas da TV Câmara

20/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

102 anos de Oscar Niemeyer

Em entrevista exclusiva concedida à TV Câmara no dia 16 de abril de 2010, nas vésperas do aniversário da capital que respira sua arte-arquitetura, Oscar Niemeyer rememora os fatos que marcaram seus 102 anos de vida: das pranchetas aos grandes centros de decisão nacional, do berço religioso ao comunismo.

Niemeyer conta lembranças da infância, de sua formação católica - uma influência que não o impediu de adotar o ideário comunista. Recorda sua relação com Juscelino Kubistchek e o convite para dar forma aos principais edifícios da nova capital. Sobre a época de trabalho acelerado na construção de Brasília, ele fala da poeira e da lama dos canteiros de obras e do convívio diário com os trabalhadores, pioneiros da utopia que ajudou a construir. E deixa mensagens para os jovens – que mantenham o interesse pelo conhecimento – e para os governantes – que cuidem de Brasília.

Duração: 12 minutos

Brasília 50 anos

Programas, documentários e reportagens sobre os 50 anos de Brasília: do sonho à construção, dos candangos aos brasilienses, do monumental ao cotidiano, das esferas de poder ao rock’n’roll.

NOSSAS REDES