28/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje Tarde - 28 de abril de 2015

Terminou há pouco a audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política que ouviu o presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer. Ele defendeu o voto majoritário para a eleição de deputados, conhecido como distritão, em que seriam eleitos os candidatos mais votados em cada estado, sem levar em conta os votos no partido. Temer aproveitou para fazer um alerta à Câmara e ao Congresso Nacional.
Hoje (28) à tarde, a Comissão Especial da Reforma Política ouve o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.

Um pouco antes de falar na Comissão Especial da Reforma Política, Michel Temer deu uma rápida entrevista e falou sobre a articulação para aprovação das medidas provisórias que tratam do ajuste fiscal.

CPI da Petrobras. A sub-relatoria para investigação do superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil está realizando desde a metade da manhã uma audiência para ouvir cinco pessoas. O primeiro a falar foi o gerente jurídico da Petrobras, Fernando de Castro Sá. Bruno Covas, que é um dos sub-relatores da CPI da Petrobras, saiu rapidamente da reunião da CPI para conversar com o Câmara Hoje.

A oposição apresentou pedido de criação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara. Para os deputados que assinaram o requerimento, há indícios de ramificações do esquema do doleiro Alberto Youssef na gestão de fundos de previdência complementar. Entre os alvos indicados para a investigação parlamentar estão a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e o Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis). Mas agora o pedido aguarda numa fila a análise do presidente da Câmara, que decide se existe fato determinado devidamente caracterizado para a instalação ou não de uma CPI.

A partir das 14h, a Comissão do Esporte realiza audiência pública para debater o doping no esporte brasileiro. Quem pediu a realização desse debate foi o deputado Arnaldo Jordy, do PPS do Pará. Ele explica por que está preocupado com esse assunto.

A Comissão de Educação realiza audiência pública a partir das 14h30 sobre a regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE) e a criação do Observatório PNE-Brasil. Foram convidados representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; da Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

A CPI do Sistema Carcerário deve ouvir hoje o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos Pinto de Vitto. Logo após, haverá votação de requerimentos.

E a Comissão de Seguridade Social e Família vai debater o problema do paciente renal crônico. Entre os convidados: representantes do Ministério da Saúde; da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro.

Apresentação — Claudia Brasil

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES