02/02/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/02/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje 20h - 2 de fevereiro de 2015

O Congresso realizou hoje a cerimônia de abertura oficial dos trabalhos do legislativo. É nessa sessão com deputados e senadores que os outros poderes - Executivo e judiciário - apresentam suas prioridades para o ano aqui no Legislativo. O combate à corrupção e a reforma política estão entre elas.

A mensagem do Executivo citou o Congresso Nacional pelo menos sete vezes. Muitas das propostas ali apresentadas dependem, é claro, da aprovação dos deputados e senadores aqui no Congresso. E os parlamentares repercutiram a mensagem presidencial.

O novo presidente da Câmara anunciou algumas prioridades da pauta e demonstrou disposição para começar os trabalhos imediatamente. Já existe até mesmo uma pauta de votações para a semana.

No primeiro compromisso oficial como presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha participou, na manhã desta segunda-feira, da Abertura do Ano Judiciário no Supremo Tribunal Federal. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, que pediu a união nacional em defesa da estabilidade das instituições republicanas.

O índice de renovação na câmara foi de mais de 40%. Dos 513 que tomaram posse ontem, 198 são novos deputados, ou seja nunca exerceram o mandato. E o Câmara Hoje vem exibindo pequenas entrevistas para que parlamentares falem sobre suas prioridades. Para Fábio Sousa, do PSDB goiano, a segurança pública vai ser o principal tema a ser defendido neste primeiro mandato como deputado federal.

Outro que vai exercer pela primeira vez o mandato como deputado federal, Léo de Brito, do PT do Acre, afirma que vai lutar por melhores condições para os jovens brasileiros.

Depois da abertura dos trabalhos e da eleição do presidente e da Mesa Diretora, começam as negociações entre os deputados para definir quem vai presidir as 22 comissões permanentes da Câmara neste ano. Veja como é feita a divisão das comissões entre os blocos e partidos da casa.

Em entrevista dada hoje à tarde, o presidente Eduardo Cunha informou que a escolha dos presidentes das comissões deve acontecer logo após o Carnaval. Isso para dar mais tempo aos blocos de negociarem melhor a divisão do comando das comissões.

Apresentação - Sandra Amaral

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES