02/02/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/02/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje 13h repercute posse dos deputados e eleição da Mesa

A posse dos deputados é sempre uma cerimônia concorrida. Familiares e convidados vieram de todo o país e lotaram a Câmara para prestigiar os eleitos. Nesta nova legislatura, 289 parlamentares foram reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados, que chegam à Câmara pela primeira vez.

Após a posse dos parlamentares, Eduardo Cunha foi eleito o novo presidente da Câmara. O deputado do PMDB do Rio de Janeiro venceu no primeiro turno, com 267 votos. O cargo desperta disputa política, já que o presidente da Câmara é quem decide quais projetos entram em pauta, tem poder sobre os processos de impeachment e, ainda, substitui o presidente da República, na ausência do titular e do vice.

Além do presidente, a Câmara escolheu neste domingo os outros integrantes da Mesa Diretora. Ao todo, são 11 deputados.

A primeira sessão legislativa desta nova legislatura na Câmara dos Deputados começa às 15 horas desta segunda-feira, no Plenário Ulysses Guimarães.

No Senado Federal, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, foi eleito presidente pela quarta vez. O senador recebeu 49 votos e derrotou o colega de partido Luiz Henrique, de Santa Catarina, que recebeu 31 votos. Antes da eleição para a Presidência, tomaram posse os 27 senadores eleitos em outubro.

Confira ainda, nesta edição, entrevistas com parlamentares e com os cientistas políticos Marcio Rabat e Antônio Queiroz.

Apresentação – Lincoln Macário

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE